Saúde leva serviços aos idosos do Grupo da Terceira Idade


Publicado em 15 de abril de 2022
Equipes realizaram a vacinação contra a influenza e também campanha de prevenção ao câncer de boca (Foto: Divulgação)

Equipes realizaram a vacinação contra a influenza e também campanha de prevenção ao câncer de boca (Foto: Divulgação)

Os idosos que integram o Grupo da Terceira Idade, que ocorre às terças-feiras, no Centro de Lazer, receberam nesta semana um atendimento especial realizado pelas equipes da saúde do município. Foram montados espaços para a vacinação contra a Influenza e também ações visando a prevenção do câncer de boca.

A prefeita Nelita Michel esteve no espaço conversando com os idosos e equipes de saúde.

De acordo com o Departamento de Vigilâncias em Saúde, foram vacinados 72 idosos contra a influenza (gripe). “Essa é mais uma maneira do município promover a imunização da nossa população. Os idosos vieram para sua atividade e puderam se vacinar e obter informações importante para o cuidado com a saúde”, destaca a coordenadora, Vivian Graziela da Silva.

Em abril iniciou-se a Campanha de Prevenção do Câncer de Boca. A iniciativa é relevante, pois, apenas em 2019, houve 6.605 casos de morte no país. Além disso, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de países com maior ocorrência desse tipo de câncer.

Frente a essa problemática, a Secretaria de Saúde junto com a equipe de saúde bucal centralizou esforços para realizar exames de prevenção do câncer bucal na população da terceira idade do município de Iracemápolis.

Foram examinados 40 idosos e, além do exame, eles foram orientados em relação ao tratamento odontológico oferecido nas unidades e suas demandas foram coletadas para um planejamento odontológico mais direcionado a suas necessidades.

É importante ressaltar que um dos objetivos da iniciativa é conscientizar a população sobre esse tipo de câncer, uma vez que a arma mais poderosa para combate-lo é o diagnóstico precoce. Assim, durante o atendimento, as orientações de prevenção foram colocadas em primeiro plano e os pacientes foram orientados a realizar profilaxias, como a boa higienização bucal, evitar o fumo e excesso de bebidas alcoólicas e, principalmente, sempre procurar um dentista para um exame detalhado caso uma ferida que não cicatriza a 14 dias.

A todos os interessados no programa, a equipe os orienta procurar a unidade para a realização do exame de prevenção do câncer bucal de segunda a sextas às 7hrs ou às 12hrs.

Os comentários estão desativados.