Saúde reforça alerta de vacinação após Brasil confirmar primeiro caso de Sarampo após dois anos


Publicado em 4 de fevereiro de 2024

O estado do Rio Grande do Sul confirmou, no último dia 24, um caso importado de sarampo, procedente do Paquistão, sul do continente asiático. O paciente é uma criança menor de 5 anos, não vacinada, que chegou ao Brasil na última semana de dezembro de 2023, com destino ao município de Rio Grande.

O último caso de sarampo identificado no Brasil foi no ano de 2022 e não houve registros de casos da doença em 2023. Por isso, a Secretaria de Saúde de Iracemápolis orienta aos pais e responsáveis que verifiquem as carteiras de vacinação de suas crianças.

A única maneira de se prevenir ou evitar uma forma grave da doença é com a aplicação da vacina tríplice viral, contra sarampo, rubéola e caxumba, indicada para crianças a partir de seis meses de idade e adultos de até 59 anos, disponibilizada gratuitamente nos postos de saúde do município.

Os interessados podem procurar as salas de vacinação, das Unidades de Saúde do município com RG e a caderneta de vacinação sem precisar agendar. As três unidades atendem das 7h às 15h30 de segunda a sexta-feira.

Os comentários estão desativados.