Saúde reúne grupo de apoio a quem deseja parar de fumar na Unidade de Saúde Ângelo Arlindo Lobo


Publicado em 10 de setembro de 2021

Todas as segundas, acontecem as reuniões do grupo de apoio para aqueles que desejam vencer o tabagismo. Promovido pela Coordenadoria da Saúde, o grupo se reúne na Unidade de Saúde da Família Ângelo Arlindo Lobo. Devido à pandemia de covid-19, as vagas são limitadas visando a prevenção. Por isso, aqueles que desejam integrar o grupo devem, antes, fazer o contato com a equipe no posto de saúde. Após a triagem será dado início ao acompanhamento.

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada por produtos à base de tabaco. Além de ser uma doença, o tabagismo é um fator de risco para diversos tipos de câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias e está associado ao desencadeamento de outras enfermidades, como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrointestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose e catarata, entre outras.

O uso do tabaco e responde por 25% de todas as mortes de câncer do mundo. No grupo de apoio, a população conta com as seguintes profissionais: Kátia Teodosio Franco de campos, que é farmacêutica, Márcia Baldini, psicóloga e Zuleika, dentista.

Os comentários estão desativados.