Secretaria de Segurança Pública divulga dados sobre Iracemápolis
Publicado em 30 de setembro de 2016
A Secretaria de Segurança Pública do Estado disponibiliza em seu portal online dados sobre ocorrências policiais em Iracemápolis. Os números são do período de janeiro a agosto de 2016. O mês de setembro, por não estar encerrado, não aparece na estatística.
Até agosto, foram efetuadas 44 prisões na cidade. Dessas, 22 foram em flagrante e 19 por mandado. Também houve 16 ocorrências envolvendo tráfico de drogas e porte de substâncias ilícitas. Foram apreendidas cinco armas de fogo e registrados três casos de porte ilegal de arma.
Também há o registro de 55 casos de lesão corporal dolosa, uma tentativa de homicídio e 45 casos de lesão corporal culposa por acidentes de trânsito. No período, 17 veículos foram recuperados em área do município.
A cidade registrou 26 casos de furto e roubo de veículos. Há uma diferença: se o ladrão toma algo sem ter contato com a vítima, comete furto. Se houver contato, daí é roubo.
Também houve o registro de 92 casos de furtos gerais (celular, carteira, pertences pessoais), 14 de roubo (carga, banco) e três casos de estupro.
Importância do boletim
Os dados não mostram exatamente a realidade da cidade, já que nem todas as ocorrências são registradas pelas vítimas, principalmente as consideradas “menores”.
O registro de um boletim é importante para que os crimes entrem nas estatísticas, pois é baseado nisso que o governo busca soluções.
Para que um crime faça parte dos dados oficiais, são três etapas: o crime deve ser detectado, notificado à Polícia e registrado na Delegacia.