Seu Pedro vende doces e distribui simpatia há 40 anos


Publicado em 11 de novembro de 2016
Bicicleta leva paçoca, cocada, doce de amendoim e de leite centenário (Foto: Divulgação)

Bicicleta leva paçoca, cocada, doce de amendoim e de leite centenário (Foto: Divulgação)

Quando ele passa de bicicleta, é fácil saber de quem se trata. Seu nome é Pedro Rocha da Silva, mas todos o chamam de “Seu Pedro”, o vendedor de doces mais conhecido de Iracemápolis.

Natural do Rio Grande do Norte, Seu Pedro veio para o interior paulista ainda jovem. Chegou há mais de 40 anos e desde então adotou Iracemápolis como morada. Hoje reside no Jd. São Sebastião e fala com saudade do tempo em que era moço: “A cidade era uma vila. Vi tudo isso crescer”.

No ramo há quatro décadas, até hoje ele tira seu sustento das vendas. Os doces que faz são todos caseiros, e ele aprendeu a fazê-los sozinho.

“Sou eu quem faz todos: paçoca, doce de amendoim, cocada e doce de leite centenário”. E não é só doce que aprendeu a fazer. Seu Pedro também sabe construir instrumentos musicais. Mas esses ele não vende, é para uso próprio.

A bicicleta foi adaptada também por ele, desde as caixas para guardar os doces até as alterações necessárias para realizar as vendas. “Na caixa atrás cabe todos os doces que preciso para o dia”, conta.

Sua rotina é a mesma há muito tempo. Ele sai todo dia à tarde pela cidade e só volta à noite. Pedala tocando músicas em sua flauta, que usa para chamar a atenção para o comércio. Das músicas que toca, suas preferidas são “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga, e “É no balanço da rede”, do Trio Nordestino. Para não perder o costume, aprendeu a tocá-las sozinho.

Questionado se tem orgulho de ter aprendido tudo de forma autodidata, diz que sim. Mas que, na verdade, se orgulha mesmo é dos cinco filhos que tem: Vera, Serginho, Cícero, Beto e Joãozinho.

“São minha razão de viver”, diz, enquanto sai devagar com a bicicleta, anunciando os deliciosos doces que carrega.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.