Sobre febre maculosa
Publicado em 17 de setembro de 2022
O Departamento de Vigilância em Saúde informa que recentemente o município confirmou o primeiro óbito por febre maculosa neste ano. A febre maculosa é uma doença infecciosa aguda, transmitida pela picada de um carrapato infectado.
O departamento pontua que a pessoa infectada pela doença costuma apresentar febre, dor de cabeça, dores no corpo, prostração, náuseas e vômitos olhos irritados e manchas vermelhas no corpo.
As áreas de transmissão são próximas a rios, córregos, onde ficam populações de capivaras e cavalos, mas os animais menores, como cachorro, gambás e ouriços, são hospedeiros secundários do Carrapato Estrela e podem chegar mais perto dos humanos.
Os sintomas podem aparecer em até 15 dias após a pessoa ser picada – e muitas vezes ela pode não perceber, pois quando a coceira aparece, o carrapato já se soltou da pele.
A Diretora da Vigilância Epidemiológica, alerta que as pessoas que moram ou tenham hábito de frequentar áreas rurais, caso venha a apresentar sintomas devem procurar o atendimento médico e relatar que frequentaram estes locais.