Tempo quente e chuvoso favorece aparecimento de escorpiões
Publicado em 22 de novembro de 2019
As altas temperaturas da temporada e o período de chuvas, ou seja, o tempo quente e úmido, é propício para a proliferação de escorpiões. O alerta foi dado nesta semana pela Coordenadoria de Saúde por meio das redes sociais.
De acordo com a publicação, nesta época a atenção e os cuidados devem ser redobrados para evitar riscos maiores para a saúde da família.
“O aparecimento de escorpiões nas casas aumenta muito nesta época, os aracnídeos saem de seus esconderijos em busca de refúgio, abrigo e lugar seco. É nesta época que aumenta o número de acidentes com escorpiões”, informa.
Ainda segundo a publicação, o escorpião é um aracnídeo que se adaptou muito bem ao ambiente urbano. Ele fica entocado durante o dia e sai para a caça à noite. “O escorpião amarelo é o que tem maior presença e causa mais acidentes. A picada do animal pode acarretar sérios riscos à saúde e até matar, pois seu veneno age no sistema nervoso periférico”.
CUIDADOS IMPORTANTES
Algumas espécies de escorpiões têm expectativa de vida de até 10 anos e, para evitar a presença deles em casa, é necessário tomar alguns cuidados preventivos.
As principais dicas são: manter o ambiente da casa sempre limpo e fazer a manutenção da caixa de esgoto e caixa de gordura. Manter ralos sempre fechados, pois na maioria das vezes é por onde o escorpião entra nas casas. Vedar frestas, vãos e buracos, usar telas de proteção e manter o quintal sempre limpo e com a grama aparada.
Também é importante não acumular restos de materiais de construção, que podem servir como abrigo. Pilhas de madeira, cercas, tijolos, ferros velhos e entulhos também são os locais prediletos dos escorpiões.
CUIDADO COM BARATAS
Como o escorpião se alimenta de baratas, é bom evitar o surgimento do inseto, principalmente mantendo o ambiente bem limpo.
Algumas atitudes simples podem evitar os riscos da picada. Cuidados como sacudir camisas, calças e sapatos antes de usar podem ajudar a diminuir os riscos.
No caso de acidente, procurar imediatamente o Pronto Socorro. Mais informações na Vigilância em Saúde: 3456 3867 e 3456 3555.