Tentativa de furto deixa bomba de estação de tratamento sem energia


Publicado em 10 de julho de 2023
Guarda foi acionada devido a um alarme instalado no local (Foto: Divulgação)

Guarda foi acionada devido a
um alarme instalado no local (Foto: Divulgação)

Uma tentativa de furto em um transformador localizado próximo à Estação de Tratamento de Esgoto prejudicou o funcionamento do local. A ocorrência aconteceu na noite da última terça-feira, dia 04, sendo frustrada pela atuação rápida da Guarda Municipal.

A guarda foi acionada devido a um alarme instalado no local, que foi acionado com o corte de energia. Ao chegar no local, os guardas constataram que o relógio padrão da rede elétrica que abastece o local estava com os fios cortados. O portão da ETE estava arrombado e os fios da câmera de vigilância também haviam sido cortados.

Os guardas relataram que duas escadas amarradas ao poste próximo à estação estavam sendo utilizadas para retirar o transformador, que teria seu interior furtado. Apesar da resposta rápida da equipe, os autores conseguiram fugir a pé do local, onde foi encontrado um veículo que seria, supostamente, usado para fugir do local. O caso vai ser investigado pela Polícia Civil.

Com o corte de energia, a bomba que estava realizando a dragagem da lagoa anaeróbica de tratamento de esgoto foi desligada, o que, segundo o Departamento de Meio Ambiente, prejudica o tratamento correto dos resíduos.

“A bomba estava retirando o lodo que se acumula naturalmente na lagoa, para que o esgoto do município siga o processo de tratamento correto. Com o corte da energia e a interrupção dessa dragagem, esse processo tende a ser prejudicado, o que pode vir a causar um dano ao meio-ambiente”, afirmou o Diretor de Meio Ambiente, Rodrigo Valdanha.

A prefeitura está em contato com a empresa responsável para reestabelecer o mais rápido possível a energia do local. “É lamentável que algumas pessoas estejam dispostas a prejudicar toda uma cidade para obter lucro próprio”, afirmou a prefeita Nelita Michel.

Os comentários estão desativados.