Tricampeão Mundial se prepara para representar o Brasil em Toronto

Embarque será no início de Agosto tendo como um dos maiores patrocinadores a AMUL - Unimed Limeira


Publicado em 11 de julho de 2015
Carlos Antonio dos Santos (Guia), José Luis Rodrigues (Secretário de Esportes). e Odair dos Santos (Atleta) (Foto: Divulgação)

Carlos Antonio dos Santos (Guia), José Luis Rodrigues (Secretário de Esportes). e Odair dos Santos (Atleta) (Foto: Divulgação)

Tricampeão Mundial e Parapan Americano, e vice-campeão paralímpico, Odair dos Santos é mais um motivo de orgulho para Limeira e para o País. Após inúmeros títulos e medalhas conquistadas no Brasil, na Argentina, França, Colômbia, Japão, China, Nova Zelândia, Grécia, entre outros países, o atleta se prepara agora para disputar os Jogos ParaPan em Toronto – Canadá.

A viagem com destino a quarta maior cidade da América do Norte, será realizada no início de Agosto, tendo como um dos maiores patrocinadores a AMUL – Associação Mulher Unimed Limeira, que deste o início das competições reconhece e investe no potencial e talento do atleta paralímpico.

“Agradeço muito pelo incentivo e participação da Associação Mulher Unimed Limeira desde o início da minha carreira. A AMUL acreditou em mim, e me possibilitou vencer obstáculos e seguir com a realização do meu sonho. Agora, novamente através de mais este apoio, vou representar o Brasil no exterior,” afirma Odair.

O Tricampeão conta que embora esteja se preparando para trazer mais uma medalha de ouro para o Brasil, através dos Jogos ParaPan-Americanos em Toronto, a sua maior expectativa são as Paralímpiadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro – O maior evento multidesportivo para pessoas com deficiência.

“Estou muito confiante para as Paralímpiadas do Rio. Já me imagino entrando na pista de corrida e recebendo medalha de ouro junto com as minhas duas filhas. Pois, sempre que estou disputando uma prova, eu penso em minha família e nas pessoas que estão me ajudando, incentivando, torcendo por mim, e assim, sinto forças e determinação para vencer”, explica Odair.

Títulos & Medalhas

Parapan 2003, 2007, 2011, (8 medalhas de ouro)
Mundial 2006,2011,2013, (9 medalhas – 7 de ouro, 1 de prata e 1de bronze)
Paralímpiada 2004, 2008,2012, (7 medalhas – 3 de prata, 4 de bronze)

Superação

Devido uma doença nos olhos, com apenas nove anos de idade, Odair dos Santos foi perdendo a visão até ficar completamente cego. Contudo, o esportista afirma que embora tenha ficado com medo, não se deixou abater. “Descobri através da minha deficiência que eu tinha muita força de vontade para vencer na vida, e que essa seria uma oportunidade de superação que Deus me deu. Então, não vou me acomodar”, enfatiza.

Formado em Educação Física, Odair dos Santos é casado com Andreia dos Santos com quem tem duas filhas. O atleta exalta a importância do apoio familiar, mas relembra que no início, a sua carreira esportiva era vista com receio pelos seus familiares.

“Quando criança, como todo garoto eu era apaixonado por futebol. Depois, incentivado pelo meu tio que já praticava atletismo há mais de 30 anos, comecei a gostar da modalidade. A minha primeira oportunidade foi em uma gincana esportiva no colégio, e a minha primeira medalha foi em uma Corrida de Rua, em Tupã – SP,” recorda Odair, e explica que, “na época, eu percebia que a minha mãe ficava muito preocupada com o meu futuro, eu mesmo confesso que ficava inseguro, às vezes; Mas conforme fui recebendo as primeiras medalhas, e conquistando respeito e admiração como profissional, a minha família ficou mais segura, e eu passei a receber o incentivo de que precisava”.

O atleta também ressalta que devido ao atletismo paralímpico, já realizou vários sonhos de conhecer países, viajar de avião, e de se superar cada vez mais. Tudo isso, além de trazer na bagagem profissional muitas lembranças emocionantes de viagens e competições das quais participou, como o título de Campeão Mundial de 1.500m, na Grécia – superando o próprio recorde de 3´50´´- (três minutos e 50 segundos).

AMUL

De acordo com a presidente da AMUL – Célia R. Lara, de início a Associação apoiou o atleta para que ele pudesse participar de competições a fim de alcançar pontuação classificatória para as grandes competições, e tudo evoluiu conforme o esforço e a dedicação de Odair.

Criada em 13/09/2001a AMUL – Associação Mulher Unimed Limeira, tem por objetivo apoiar deficientes visuais em sua formação profissional, cultural, esportiva, educacional a fim de contribuir com sua autonomia.

Rio – 2016

Realização: de 7 a 18 de setembro de 2016.
4.350 Atletas participantes
178 países
Em 12 dias serão disputadas 528 provas com medalhas:
Femininas – 226
Mistas – 38
Masculinas – 264.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.