Um salve ao SUS


Publicado em 12 de março de 2021

Parabéns a vereança
Sob a liderança do vereador e presidente Jean Ferreira, a nova gestão da Câmara de Vereadores tem ido muito bem nesses primeiros meses.

Bons projetos
Ao invés de bater toda hora na prefeitura e apenas apontar erros, os novos vereadores estão focados em projetos. A aprovação da lei que proíbe fogos de artifício é um exemplo de bom projeto aos olhos da população.

Claro que não basta
Fazer lei é sempre bonito, mas ela tem que sair do papel. E aí depende de esforço conjunto entre sociedade, que precisa respeitar a lei, e poder público, que precisa fiscalizar e aplicar as punições previstas. Senão fica só para inglês ver.

Um salve ao SUS
Saúde é dever do Estado e direito do cidadão. Em nosso país, isso só é possível graças ao SUS, sistema público que muitas vezes é criticado, mas que, sem ele, estaríamos perdidos.

É público e é bom
Antes do SUS, a saúde era entendida como “não doença” no nosso país. O SUS modificou essa abordagem, focando também na prevenção das doenças como política pública, investindo em campanhas de vacinação e em distribuição de vacinas.

Sobrecarregado
Por causa da pandemia do coronavírus, o SUS ficou sobrecarregado, mas criou mais de 9 mil leitos de UTI país afora. Mais de 75% da população brasileira, de acordo com o IBGE, depende exclusivamente do SUS para atendimento médico.

UTIs
A coisa tá feia e é bom que a gente proteja cada vez mais nossos idosos e pessoas com comorbidades. Com a pandemia, os hospitais têm se desdobrado para dar conta.

Refis
O Programa de Recuperação Fiscal, chamado Refis, tem o intuito de facilitar a regularização de tributos que estejam em atraso tanto por pessoas físicas quanto jurídicas. A prefeitura divulgou que são R$ 15 milhões a receber. É claro que é bom que o recebimento desse valor seja facilitado, porém muita gente que paga em dia tem chiado. Se paga em dia a água, não tem desconto.

Os comentários estão desativados.