Veterinário do Canil Municipal orienta sobre cuidados com animais nos dias frios


Publicado em 30 de julho de 2021
Atenção também precisa ser redobrada aos animais (Foto: Divulgação)

Atenção também precisa ser redobrada aos animais (Foto: Divulgação)

Com os dias mais frios, a atenção também precisa ser redobrada aos animais. O veterinário do Canil Municipal de Iracemápolis, Marco Aurélio Polizel, orienta à população de forma a proteger os animais durante os dias de frente fria. No caso dos animais que dormem fora de casa normalmente, a orientação é remover o animal de local que fique exposto a correntes de vento. É importante ter uma casinha com cobertor para que ele possa se abrigar. Além disso, é preciso ter um isolante térmico de forma que a casinha não fique em contato direto com o solo. Nesse caso, pode ser papelão ou madeira, por exemplo.

Animais que se adaptam a roupas, esse é o momento ideal para fornecer mais essa proteção. “Nessa época, elas ajudam muito a manter a temperatura corporal, mas é preciso atenção para não deixar muito apertado e acabar limitando o movimento ou causar reação alérgica. A dica é comprar roupas em soft ou algodão, além disso, é preciso ter o espaço de um dedo entre a pele do animal e o tecido”, recomenda.

Mesmo no inverno, os passeios podem e devem ser mantidos, mas é preciso evitar as horas mais frias do dia. “Também é preciso ficar atento aos sinais de hipotermia, pois a exposição ao frio pode causar esse problema, em especial nos filhotes e cães idosos. Os sintomas são hipotensão, tremores, perda de consciência e rigidez muscular. Se o tutor perceber esses sintomas, recomendo procurar um médico veterinário de confiança”.

CUIDADOS NO CANIL
Nas baias do Canil Municipal, a equipe manteve a colocação de paletes e madeiras e foram acrescentados cobertores. Também foram fechados os espaços com lona para evitar correntes de vento e para que o espaço fique mais aconchegante.

Os cães que se sentem bem com roupas foram vestidos, mas há aqueles que não se adaptam e podem ficar mais estressados. Foram colocados cobertores em todas as casinhas, de acordo com o profissional. “Também mudamos posição das casinhas para que possamos criar uma barreira contra o vento para que passem menos frio possível”.

Os comentários estão desativados.