Vigilância orienta sobre o uso do hipoclorito para desinfetar frutas, verduras e legumes


Publicado em 30 de julho de 2021
Hipoclorito de sódio a 2,5% é disponibilizado gratuitamente pelo Ministério da Saúde e encaminhado aos municípios (Foto: Divulgação)

Hipoclorito de sódio a 2,5% é disponibilizado gratuitamente pelo Ministério da Saúde e encaminhado aos municípios (Foto: Divulgação)

O hipoclorito de sódio a 2,5% é disponibilizado gratuitamente pelo Ministério da Saúde e encaminhado aos municípios. De acordo com o setor de Vigilâncias em Saúde, o item está sendo disponibilizado nas Unidades Básicas de Saúde de Iracemápolis.

Para que o consumo de frutas com a casca e de verduras e legumes crus não ocasione problemas de saúde, a recomendação é que o consumo só aconteça após uma higienização cuidadosa dos alimentos e um dos usos mais comuns do hipoclorito de sódio, também conhecido como água sanitária, é para esta finalidade.

Muitos acreditam que deixar de molho em vinagre é suficiente, mas não é correto, “já que o ácido acético não elimina as bactérias e microorganismos existentes nesses produtos”, explica a coordenadora do setor, Vivian Graziela da Silva. A correta higienização, também contribui para uma alimentação mais saudável, evitando doenças como diarréia, vômito, dores abdominais, febre e outras mais graves.

Como higienizá-los quando ingeridos crus?
Se houver necessidade, comece removendo as partes estragadas e machucadas dos alimentos. Lave em água corrente as verduras, folha a folha, frutas e legumes também vão para baixo da torneira, um de cada vez. Deixe 15 minutos de molho em solução de 1 colher (sopa) de hipoclorito de sódio (2 a 2,5% de cloro ativo) para 1 litro de água. Enxágue em água corrente. Aguarde o alimento secar naturalmente ou use utensílios específicos.

Os comentários estão desativados.