Vilceia Salvino Correa apresenta balanço do setor de Educação


Publicado em 10 de julho de 2023
Diretora do setor falou com exclusividade para a Gazeta (Foto: Divulgação)

Diretora do setor falou com exclusividade para a Gazeta (Foto: Divulgação)

A Gazeta traz hoje uma entrevista com Vilceia Salvino Correa, do Departamento de Educação da Prefeitura. Ela atendeu a um pedido do jornal e respondeu nossas perguntas por e-mail. Confira!

Aborde os projetos da área de Educação e fale sobre as conquistas da pasta.

A educação tem trabalhado temas como: o Dia mundial da água, combate ao Bullying, Meio Ambiente, Cultura da Paz. Além de contar com o apoio de sistema apostilado, nossos estudantes vêm se desenvolvendo e estão constantemente sendo estimulados em sua criatividade, curiosidade, pensamento crítico e ganhando autonomia.

Nossos professores sempre estão proporcionando experiências diferenciadas e eficientes para o desenvolvimento do estudante, aumentando à autonomia e construindo cada vez mais um ambiente acolhedor. A vantagem de aprendizagem baseada em projetos, se permite o desenvolvimento de competências socioemocionais indispensáveis para o futuro, como criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe.

Desde 2021 quando assumi, venho buscando sempre melhorias no desenvolvimento escolar, como, por exemplo: plataforma digital – um núcleo de apoio ao estudante, um portal que oferece uma linguagem contemporânea de fácil compreensão, que exercita a curiosidade intelectual, baseada em pesquisas, reflexões, criatividade no conhecimento de diversas áreas.

Outra conquista importante é a entrega de notebook aos professores. O equipamento visa facilitar o trabalho do professor proporcionando mais flexibilidade na produção de conteúdo e no planejamento para fazer a gestão de sala de aula.

Junto a tudo isso, nosso maior avanço é a entrada do psicólogo educacional e assistente social na rede de profissionais que vem para somar em nossos avanços, interagindo junto ao aluno e contribuindo no desenvolvimento de ações educativas que promovam a saúde mental para todos do espaço escolar.

Qual sua avaliação sobre o desempenho da educação municipal? As escolas oferecem boa estrutura para o aprendizado?

Minha avaliação enquanto gestora da área é positiva. Dentro de pesquisa realizada no mês de maio entre 800 estudantes do 3º ao 5º ano, em avaliação diagnóstica, 85% dos alunos já se encontram alfabetizados. A partir destes dados, vemos que a rede conseguiu recompor as aprendizagens e recuperar as defasagens ocorridas com a pandemia em quase sua totalidade de seus alunos.

Porém, as dificuldades devem ser sanadas na totalidade e para isso, vamos iniciar no segundo semestre reforço para atender aos estudantes no contra turno. Vamos promover a educação com qualidade para todos nossos alunos, recuperar as aprendizagens e garantir que eles cheguem ao ensino fundamental anos iniciais com todas as aprendizagens necessárias adquiridas. Temos investido todos os recursos na melhoria da qualidade de ensino para os estudantes e em formações frequentes para professores e gestores.

Há parcerias da Educação com outros setores? Projetos apoiados por empresas, ONGs ou outras pastas municipais?

Sim, recebemos convite constantemente de empresas com o intuito de apoiar projetos educacionais. Temos grandes parceiros como: Arcelor Mital, Sicredi, Sebrae, Bombeiro educador, Grupo São Martinho, PCJ Piracicaba e estamos iniciando também parcerias com Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal com Projeto “Educação Protegida”. Estabelecemos parcerias com outros departamentos do município como Cultura, Vigilância Epidemiológica, Saúde e Esporte.

Um dos exemplos dessas parcerias é vacinação que acontece nas escolas. As equipes de vacinação, com datas pré-agendadas, na saída dos alunos, estão à disposição para que o responsável pela criança possa ter a oportunidade de vacinar seu filho(a), colocando assim a carteira de vacinação em ordem.

Iniciamos esse ano também em parceria com a Saúde, um “ambulatório na escola” que visa ampliar uma assistência mais ampla para as crianças. Os alunos terão dentre os cuidados acompanhamento de peso, altura e acuidade visual.

No esporte, estamos com o projeto “mentes de aço “, com jogos de xadrez. Enfim, temos muitos projetos e muitas propostas ainda a caminho para ser executada no decorrer do ano que visam muitas melhorias tanto acadêmicas, profissionais e estruturais.

A Prefeitura tem investido em melhorias?

Um dos principais focos da nossa gestão são as reformas e manutenções dos prédios escolares. Fizemos uma grande reforma na Escola Antônio Cândido, uma troca de pisos na Escola Leontina e estamos concluindo em parceria com o setor de planejamento, projetos que visam executar a manutenção de forma geral em todas as escolas.

Estamos em andamento, com a reforma e ampliação do prédio do Santo Rossetti, onde será instalada a Secretaria de Educação unificando os setores da merenda, almoxarifado, administrativo, pedagógico, transporte escolar e passe escolar. A educação em nosso município vem crescendo, e precisamos estar preparados para as mudanças e novas conquistas.

Aproveito a oportunidade para agradecer a Prefeita Nelita é ao Vice Chicão que acompanham nossos trabalhos sempre nos apoiando. Agradeço aos Professores que não medem esforços para que tenhamos sempre uma educação com qualidade.

Os comentários estão desativados.