Voluntariado com animais é discutido em reunião na Câmara
Publicado em 1 de agosto de 2014
Representantes da Rede Sustentabilidade promoveram no último dia 15, na Câmara, um encontro para apresentarem uma proposta de implantação do Programa de Proteção e Bem Estar Animal que trata sobre serviços voluntários no Canil Municipal do município, com base em leis federal e municipal.
De acordo com um dos voluntários, Marco Luz Coelho, a partir destas leis e de experiências em outras cidades, foi montado um manual que tem como objetivo auxiliar na organização e desenvolvimento das atividades do serviço voluntário nos Canis Municipais, Unidades de Controle de Zoonoses, e deverá ser usado como ferramenta de auxilio as atividades.
O público alvo convidado foram os protetores independentes, veterinários, equipe de profissionais do Canil Municipal “Francisco de Assis”, vereadores, profissionais de banho e tosa e população em geral.
O ativista Luiz Santiago, de Atibaia, esteve no encontro para compartilhar experiências da Secretaria Federal de Defesa dos Animais de Brasília, que é formada somente por voluntários. Ele fez a sugestão de se criar a Secretaria Municipal de Defesa Animal, que deve ser vinculada ao governo local.
Segundo ele, outras reuniões devem ser agendadas para aprofundamento da questão. “É urgente a necessidade de mais pessoas engajadas nesta causa que visa o bem estar animal e também do bem estar humano. Esta proposta deve sair do papel e ser colocada em prática”.
O grupo pretende chamar a atenção de vereadores para que possa criar o projeto de lei. “Já existe uma lei no município, mas ainda é vaga quanto a esse tipo de atendimento”. Os vereadores Messias Humberto de Oliveira (PROS) e William Mantz (PR) estiveram no encontro.