William Mantz analisa trabalho da Câmara e aborda saneamento


Publicado em 13 de dezembro de 2019
Presidente da Câmara: "Maior problema da cidade hoje é água e esgoto" (Foto: Arquivo Pessoal)

Presidente da Câmara: “Maior problema da cidade hoje é água e esgoto” (Foto: Arquivo Pessoal)

O presidente da Câmara Municipal, William Mantz, concedeu uma entrevista exclusiva para a Gazeta de Iracemápolis para falar sobre diversos assuntos importantes ligados à vida do Município. Acompanhe a seguir.

Como avalia seu primeiro ano na presidência da Câmara?

Creio que fizemos um bom trabalho. O andamento das sessões e as votações ocorreram dentro da normalidade e procuramos empregar nossa energia em executar o planejado para o ano.

Como avalia o trabalho da Câmara como um todo?

Estou no segundo mandato e isso me trouxe um aprendizado muito bom para poder exercer o trabalho de presidente. Vejo que todos os vereadores estão se empenhando no trabalho. Posso dizer que, além disso, trouxemos verbas parlamentares para ajudar a administração a devolver melhor os serviços públicos ao munícipe. Reconheço a dificuldade do Executivo em administrar com a dificuldade financeira para cumprir o planejamento do orçamento proposto.

Em seu ponto de vista, quais os grandes problemas da cidade?

Creio que o maior problema hoje é água e esgoto. Com o desenvolvimento que veio, creio eu, pela graça de Deus, que vai trazer mais empregos, com as empresas e loteamentos. Temos que abraçar a pasta do Saneamento e resolver com afinco esta situação. Sou contra autarquia por muitos motivos e acredito que precisa ser criado um DAE (Departamento de Agua e Esgoto), onde todo recurso fique na pasta para aplicação e execução dos trabalhos. Outro problema que teremos que resolver é nosso “lixão”. Recentemente o Executivo fez contrato com uma empresa que recolhe o lixo e destina em local apropriado, mas o antigo lixão está no mesmo local e teremos que dar solução, fazendo sua recuperação. A lei do Marco Regulatório do Saneamento que está sendo aprovada nesta semana diz isso. É sério e sofreremos as penalidades das leis de meio ambiente se não o fizer.

Em 2020, teremos eleições municipais. Isso impacta no trabalho da Câmara?

Nos trabalhos não, mas as questões políticas afloram e terei que ter mais firmeza na condução da sessão para não preterir lado político, pois penso que presidente da câmara precisa dar oportunidades iguais aos vereadores, independente de bancadas.

Para 2020, quais devem ser as grandes pautas de discussão na Câmara?

Acredito que as mesmas que já estamos fazendo, cobrar o Executivo a fazer o melhor para os munícipes nos serviços públicos, continuar fiscalizando a execução orçamentária e resolver o problema saneamento (água, esgoto, resíduos sólidos, lixo).

Deixe uma mensagem aos leitores.

Quero agradecer a confiança dos vereadores pela minha pessoa na presidência, agradecer aos munícipes que tem nos procurado e apontando soluções, e desejar um ano de 2020 com muito trabalho, pois, será através dele que alcançaremos melhores dias. Cito uma frase de Deus a Josué: “Esforça-te, faz a obra que Eu te mandei, tem bom ânimo, não pasmes, nem te espantes, e Eu serei contigo por onde quer que andares”.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.