Comitê permite retomada de atividades religiosas presenciais


Publicado em 28 de agosto de 2020
Com normas sanitárias, igrejas estão autorizadas a retomar atividades já neste fim de semana (Foto: Divulgação)

Com normas sanitárias, igrejas estão autorizadas a retomar atividades já neste fim de semana (Foto: Divulgação)

A realização de atividades religiosas presenciais está autorizada em Iracemápolis e pode acontecer já a partir deste fim de semana, com o retorno a critério de cada igreja.

A decisão foi oficializada nesta terça-feira (25), a partir de reunião do Comitê Gestor do Plano de Prevenção em Saúde da Covid-19, que envolve profissionais de diversas áreas, com a presença do prefeito Fábio Zuza, do vice-prefeito Messias Humberto de Oliveira e de líderes religiosos.

Para isso, as igrejas precisarão se adaptar e seguir protocolos sanitários que visam evitar o contágio do novo coronavírus.

Entre as medidas para a reabertura, estão regras para evitar lotação, distância mínima entre pessoas, disponibilidade de álcool em gel e cuidado extra com a higienização de espaços de convívio.

A retomada de atividades religiosas integra uma série de medidas que o Plano São Paulo, do Governo do Estado, prevê para a volta gradual da economia, do lazer, da educação e de outras esferas.

O vice-prefeito Messias agradeceu aos profissionais da Saúde pela clareza ao passar as normas e aos líderes religiosos pela compreensão neste momento difícil de pandemia.

“Com o cuidado necessário, chegou o momento de retomar as atividades, em acordo com o que os profissionais em saúde pública orientam ou determinam. As igrejas farão as adaptações necessárias, os ajustes, para que todos fiquem em segurança”, afirmou.

CENTRO DE LAZER

Após a permissão para a retomada de atividades religiosas, o Comitê avalia a reabertura do Centro de Lazer para um momento mais adiante.

Os números dos casos de covid-19 são acompanhados semana a semana e, a depender da combinação de diversos fatores, o espaço poderá ser reaberto. Ainda não há data. O Comitê pretende trabalhar o tema após a análise do impacto das medidas sanitárias atuais.

VOLTA ÀS AULAS

Ainda sobre a retomada de atividades, a Prefeitura informa que está realizando uma pesquisa sobre volta às aulas com pais e responsáveis por alunos. O tema ainda será levado ao Conselho Municipal de Educação para avaliação e ao Comitê da Covid-19.

A decisão sobre a retomada ou não das aulas presenciais ocorrerá em setembro.

Por ora, o Município segue trabalhando o ensino a distância na rede municipal, com avaliação positiva pela Coordenadoria de Educação. As escolas municipais utilizam meios digitais e mantêm contato com a Diretoria Regional de Ensino.

As escolas também utilizam materiais impressos, entregues aos pais com agendamento, para o complemento das atividades fornecidas em meios digitais.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.