Dengue: Prevenção é dever coletivo


Publicado em 15 de março de 2019

A dengue é uma doença séria transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Em 2019, é esperado um surto da doença em todo o estado de São Paulo, e em certas regiões isso já está acontecendo.

Nos dias atuais, com a gama de informações disponibilizadas por tantos meios de comunicação, as pessoas não podem ter a desculpa de que não sabem do problema, facilitando para o mosquito.

A prevenção é um dever coletivo e a maioria dos casos acontece dentro das casas. Por isso, todo cidadão deve cuidar do seu quintal, fazendo com que a água limpa não se acumule e não seja terreno fértil para o mosquito transmissor depositar seus ovos.

E isso deve ser todo dia. Cuidar da sua saúde e da saúde da sua família tem que ser um hábito diário e não pode ser uma ação pontual.

Vale lembrar os cuidados básicos para evitar que esse pequeno mosquito cause grandes problemas: verifique se não há água parada em pneus, caixas, baldes, garrafas ou qualquer outro recipiente, mesmo uma tampinha. Cubra caixas de água e piscina.

Também verifique se sua lixeira está tampada ou acumulando água. Tampe ralos que são pouco usados, não esqueça de limpar calhas, coloque terra ou areia nos pratos de vasos de plantas e troque com frequência a água dos animais de estimação.

São ações simples e muito importantes para garantir o bem-estar de todos.