Giro Nacional – 03/04/2020


Publicado em 3 de abril de 2020

31% das cadeias não oferecem assistência médica

Mais vulnerável ao novo coronavírus, a população carcerária do Brasil padece de falta de médicos e de estrutura para tratá-la. Uma inspeção em 1.439 unidades prisionais mostrou que 31% delas não têm assistência médica internamente. O Nordeste tem a pior situação, faltando atendimento em 42% das prisões. Já em outras regiões, o percentual vai de 26% a 30%.

Unicamp e USP pesquisam teste rápido para covid-19

Pesquisadores da Unicamp e da USP uniram esforços para criar um teste rápido e de baixo custo para diagnosticar a covid-19 e identificar pacientes com risco de evoluir para quadros de insuficiência respiratória. O método tem custo estimado de R$ 40 a R$ 45 por paciente. O processo de aprovação já foi enviado ao órgão que regulamenta os estudos clínicos no Brasil.

Isolar e fechar comércio reduz contaminação, diz estudo

Um estudo do Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde, com pesquisadores da Fiocruz, PUC-Rio e Instituto D’or, mostrou que a implementação de medidas de contenção logo após a notificação dos primeiros casos de covid-19 leva a um impacto positivo na redução da propagação da pandemia. As informações desta coluna foram retiradas da Folha de S. Paulo.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.