Já passou da hora de darmos um basta!


Publicado em 17 de dezembro de 2021
@grazifelix

@grazifelix

Os institutos Patrícia Galvão e Locomotiva fizeram uma pesquisa recente que trouxe dados alarmantes: uma em cada seis mulheres já sofreu tentativa de feminicídio; 30% das mulheres relataram já terem sido ameaçadas de morte por companheiros ou ex; das mulheres ameaçadas, 57% terminaram o relacionamento, 34% fizeram denúncia e 12% não tomaram nenhuma atitude. A pesquisa mostrou ainda que, para 90% dos entrevistados, a própria casa é o local de maior risco de assassinato de mulheres por um parceiro ou ex-parceiro.

A cada pesquisa divulgada um turbilhão de pensamentos se instala na minha cabeça e sempre vem aquele apontamento quanto ao aumento dos casos relatados. Eu, particularmente, não vejo esses dados como aumento. Para mim eles refletem a coragem das mulheres que agora estão denunciando. Esses crimes e abusos sempre existiram e engana-se quem pensa que esses números são reais. Ainda há muita mulher que não tem coragem de denunciar, que sofre calada e que, muitas vezes, não sabe que as atitudes do companheiro são abusivas.

No mês passado, em 25 de novembro, nós celebramos o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher e essa data nos faz refletir sobre quais atitudes estamos tomando para ajudarmos a sociedade a eliminar, de fato, a violência doméstica.

Eu acredito demais que conhecimento é poder. Quando você tem conhecimento do que é crime, abuso e do assédio, você se blinda. Quando você entende que o machismo do seu companheiro está te fazendo um tremendo mal e que pode custar a sua vida, você se encoraja e toma atitude. Muitas vezes o primeiro passo demora para acontecer, principalmente se até hoje você viveu em um ambiente tóxico e considera esses abusos “normais”. Amiga, não é!

Já passou da hora de darmos um basta! Procure entender mais sobre esses temas, converse com amigas, leia os materiais disponíveis de forma gratuita na internet, adquira livros, siga redes sociais falem sobre a violência doméstica e compareça a eventos que tratem deste assunto.

Além de entender o cenário local, você também vai abrir sua mente para temas que, talvez, nunca foram tratados dentro da sua casa. Faça isso por você! Lembre-se que conhecimento é poder e ele pode salvar a sua vida.

Os comentários estão desativados.