“Novembro Azul” levanta bandeira da prevenção contra o câncer de próstata


Publicado em 4 de novembro de 2017

O mês de novembro começou e com ele vem o alerta para a prevenção de uma doença que atinge milhões de homens em todo o mundo: o câncer de próstata.

Assim como o outubro rosa, que promove a prevenção do câncer de mama nas mulheres, o novembro azul traz um alerta para a necessidade da realização de exames preventivos a fim de combater o câncer de próstata.

De acordo com o INCA (Instituito Nacional de Câncer) mais de 61 mil pacientes são diagnosticados com a doença no país anualmente. A enfermidade é a segunda causa de morte por câncer na população masculina, perdendo apenas para o câncer de pulmão.

Especialistas indicam que homens a partir de 50 anos devem visitar o urologista para a realização do exame de próstata anualmente, pois o diagnóstico precoce aumentas significativamente as chances de cura.
É importante lembrar que na fase inicial da doença o paciente não apresenta sintomas. O tumor cresce, conforme o avaço da doença ocasionando sangramento, obstrução do jato urinário e dor, portanto os exames periódicos são de extrema importância no combate ao câncer de próstata.

A campanha “Novembro Azul” levanta a bandeira da prevenção por meio da propagação de informações sobre o tema e, vale ressaltar que todos nós devemos compartilhar essas informações a fim de que vidas possam ser salvas.

Apoie esta causa!