Tolerância zero: escola desenvolve projeto para evitar desperdício de alimentos


Publicado em 22 de setembro de 2018
Alunos exibem projeto em sala de aula (Foto: Divulgação)

Alunos exibem projeto em sala de aula (Foto: Divulgação)

Com o objetivo de reduzir o desperdício de comida, a escola “Antônio Cândido de Camargo” desenvolveu um projeto que estimula o reaproveitamento dos alimentos. Pelo mesmo motivo a instituição também implantou o sistema de self-service. Com a proposta, a escola irá concorrer ao PAMA (Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente).

“Esse trabalho trará para os alunos vários benefícios, principalmente aprendizados que perdurarão para toda a vida e consequentemente irão impactar a comunidade em que vivem”, explica Aparecida Catarina da Silva Baptista, coordenadora pedagógica da instituição.

O projeto foi desenvolvido pelos alunos do 4º ano 2 e 5º ano 2, com a orientação das professoras Vânia, Betânia e Eugênia (a última é responsável pela Sala Multifuncional que atende os alunos autistas dessas duas turmas).

Os alunos contaram ainda com o apoio das famílias, da equipe escolar e da equipe de nutricionistas do município.

“Um dos pontos desse projeto inclui o reaproveitamento de alimentos que muitas vezes são descartados e que poderiam ser reaproveitados em receitas deliciosas e nutritivas”, completa a coordenadora.

Abaixo confira uma das receitas desenvolvidas no projeto:

BOLO DE CASCA DE BANANA

Rendimento: 20 porções
Tempo de preparo: 1 h 10 min
Valor calórico: 199 kcal
INGREDIENTES
Massa:
4 unidades de casca de banana
2 unidades de ovos
2 xícaras (chá) de leite
1 colher (sopa) de margarina
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de farinha de rosca
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura:
½ xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
4 unidades de banana
½ unidade de limão

MODO DE PREPARO

Lave as bananas e descasque-as. Separe as cascas de banana para fazer a massa. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca, a farinha de trigo e o fermento. Bata as claras em neve e acrescente, delicadamente, à mistura.

Despeje em uma assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido em fogo médio, por aproximadamente 40 minutos.

Para a cobertura, derreta o açúcar em uma panela e junte a água, fazendo um caramelo. Acrescente as bananas cortadas em rodelas e o suco de limão. Cozinhe. Cubra o bolo ainda quente.

DICA: A banana é indicada pela sua riqueza em vitaminas do complexo B, potássio e magnésio, que são importantes para o bom desempenho muscular.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.