15 de outubro é “Dia do Professor”


Publicado em 14 de outubro de 2016
Data é feriado desde 1963 (Foto: Reprodução/Internet)

Data é feriado desde 1963 (Foto: Reprodução/Internet)

Em 15 de outubro é comemorado o “Dia do Professor”. A data nasceu 1947 e faz referência a um decreto do Imperador D. Pedro I.

Neste dia, em 1827, o imperador baixou um Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil, que garantia que todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas “escolas de primeiras letras” (hoje o ensino fundamental). O decreto tratava da descentralização do ensino, do salário, das matérias básicas que deveriam ser aplicadas e da forma de contratação dos professores.

Em 1947, o professor paulista Samuel Becker, em referência ao decreto, teve a ideia de homenagear os professores em 15 de outubro. O desejo surgiu porque o período letivo do segundo semestre era muito longo. Então Becker e mais três educadores organizaram um “dia de folga” para comemorar o “Dia do Professor”.

Era uma pequena confraternização onde alunos e professores levavam de casa pratos de doces para a festa. Becker fez um discurso e enfatizou a ideia de manter a data como um encontro anual. Seu discurso ficou famoso pela frase: “Professor é profissão. Educador é missão”. A celebração se tornou um sucesso e nos anos seguintes foi se espalhando pelo país.

A data foi oficializada nacionalmente como feriado por um Decreto Federal de outubro de 1963, que define a razão como: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.