A sujeira debaixo do tapete brasileiro finalmente está aparecendo
Publicado em 27 de janeiro de 2017
Um estudo da “Transparência Internacional”, apontou que o Brasil caiu três posições no ranking mundial de corrupção. Ficamos em 79º lugar em uma lista com 176 países.
O levantamento trouxe o seguinte questionamento: “O Brasil é um exportador de corrupção ou referência no combate à corrupção?”
A Operaçao Lava-Jato foi lembrada no relatório, que concluiu que o Brasil vive uma encruzilhada: de um lado escândalos de corrupção revelados e de outro o fato de estes escândalos estarem aparecendo, o que indica que há um esforço que produz êxito na luta contra a corrupção.
É como se toda a sujeira varrida para debaixo do tapete, escondida por anos, finalmente estivesse começando a ser descoberta. É natural surgir um espanto diante de uma sujeira que não sabíamos que existia. É normal achar que a casa está mais suja do que antes, mas na verdade a sujeira sempre esteve ali, só não estava visível.
Talvez, a notícia da queda do Brasil no ranking, não seja de todo ruim, afinal o mundo está vendo a sujeira que esse tempo todo esteve debaixo do tapete brasileiro. A corrupção não aumentou tanto assim, só apareceu. A boa notícia é que com tanta sujeira exposta ao mundo, a chance de limpá-la é bem maior. Foi o que concluiu o relatório, que apontou que a atuação da Polícia Federal e do Ministério Público dá sinais de que a situação pode melhorar no futuro. É o que todos nós esperamos!