Água com coloração escura preocupa moradores


Publicado em 24 de abril de 2015

Há mais de uma semana, diversos bairros de Iracemápolis enfrentam problemas no abastecimento de água. O líquido, segundo moradores, têm saído das torneiras com cor escura e odor. Em muitas casas, o tom é amarelo e em outras chega a ser marrom.

Copo com a água de cor escura, que saiu da torneira, ao lado de um copo com água limpa

Copo com a água de cor escura, que saiu da torneira, ao lado de um copo com água limpa

A preocupação de moradores, com quem a reportagem conversou, é com a saúde, mas há quem reclame até de não conseguir lavar roupas ou mesmo tomar banho. Quem tem crianças em casa, está ainda mais preocupado.

O problema ocorre em diversos bairros da cidade, mas se agrava para aqueles que estão localizados na região chamada de “parte alta” da cidade. Bairros como Residencial Aquárius, Jardim Orquídeas e Lazaro Honório e adjacentes estão entre os mais prejudicados.

De acordo com uma moradora, que não será identificada, a água costuma sair mais suja no período da manhã. A mulher trabalha no Centro, mas mora na parte alta da cidade. “Aqui no Centro está amarela, mas em minha casa é ainda pior”, relatou.

Uma moradora chegou a fotografar um copo com a água de cor escura, que saiu da torneira, ao lado de um copo com água limpa, que ela retirou do depósito. É possível notar a diferença. Nas redes sociais, diversos moradores reclamaram e mostraram fotos do problema.

SEM DEFINIÇÃO

A Prefeitura reconheceu que não encontrou ainda o motivo do problema, mas afirma que não tem medido esforços para encontrar a solução. Um especialista foi chamado para investigar a causa. “O problema da água está exigindo muito esforço porque até agora não encontramos o foco do problema. No feriado o prefeito se reuniu com um especialista que está fazendo um estudo para detectar o que está ocorrendo de fato. O estudo deve ser entregue até sexta-feira”, afirmou em nota.

Prefeito admitiu que desconhece causa e diz que chamou especialista para avaliar abastecimento (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

Prefeito admitiu que desconhece causa e diz que chamou especialista para avaliar abastecimento (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

“Pelo o que foi levantado até agora tudo leva a crer que o problema ocorreu em virtude da tubulação antiga, de ferro ter se oxidado no período de racionamento, mas, só poderemos afirmar quando estivermos com os dados do especialista em mãos. O problema tem ocorrido em dias diferentes e casas diferentes, por isso, onde ocorrer este a orientação é não tomar a água que estiver com a coloração diferente”, finalizou a prefeitura.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.