Além da rua


Publicado em 20 de março de 2015

Na última sexta-feira e último domingo, centenas de milhares de pessoas foram às ruas em protesto. No primeiro, entidades relataram ir em defesa da Petrobras e em apoio à presidente Dilma Roussef. No domingo, o tom foi outro, quem foi às ruas pedia o fim da corrupção e, muitos, queriam o impeachment da presidente.

Cada qual com sua motivação, os protestos seguiram pacíficos. Na região, no domingo, Limeira levou nove mil pessoas às ruas da região central.

A ordem das organizações fazem lembrar que, apesar de todos os problemas, o Brasil segue sendo um país democrático em que há liberdade de expressão. No entanto, é preciso ressaltar que, apesar de sua valia, protestos sozinhos não irão mudar tudo. É preciso mais.

O brasileiro, para muitos, é um povo acomodado. As manifestações mostram que esse adjetivo não é tão real e que muitos estão se levantando para brigar pelo que acreditam. Mas a briga política, em busca de melhorias e de direitos, precisa ir além. É nas câmara de vereadores, prefeituras e associações que também se faz diferença.

É se informando das ações de seus candidatos, buscando informação e se colocando como cidadão de direito em todo tempo. Por exemplo, cidades inteiras vivem hoje com o risco da dengue que só aumenta. Um cidadão político consciente cobra seus representantes, mobiliza seus vizinhos, informa e busca mudança. Enquanto pede o impeachment ou enquanto defende sua presidente, o que pode ser feito por quem mora ao seu lado?

Veja, isso não é diminuir as ações ocorridas na sexta ou no domingo, mas esperar que mudanças ocorram todos os dias, com cada um fazendo seu papel ativo sempre, sem precisar de data marcada.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.