‘Alface d’água’ pode comprometer represa municipal

Setor informou que uma limpeza deve ocorrer em breve e que não há contaminação


Publicado em 7 de fevereiro de 2014

Plantas não contaminam, mas podem secar o tanque onde estão

Plantas não contaminam, mas podem secar o tanque onde estão

A proliferação de plantas aquáticas na represa Iracema tem causado preocupação no município. Nesta semana, o caso ganhou notoriedade e foi divulgado na imprensa da região. Segundo especialistas, essa planta não contamina a água, mas precisa se alimentar dela. Sem cuidados, esse vegetal pode secar o tanque.

A planta que está no local, segundo a Prefeitura, biólogo e engenheiro ambiental, é a “alface d’água”. São plantas agressivas que precisam de água para se manter vivas. Elas, para sobreviver, retiram a água da represa para ser alimento. Quanto elas aumentam, mais água será retirada do tanque.

Elas também se fortalecem da matéria orgânica, como terra e folhagens, encontradas nesses espaços e se proliferam com mais rapidez no calor.

Moradores de Iracemápolis, que costumam frequentar a área, informaram que a presença desse material na represa é antiga. O problema é que a manutenção da retirada das plantas deixou de ser feita”.

O coordenador do Sistema de Água e Esgoto, Marcos José Bento, explicou que a Prefeitura faz o acompanhamento da água das represas e que o caso das plantas é antigo. “O principal problema que elas causam é danificar o espelho da água, que é a aparência. Como não há nenhuma contaminação, não vimos urgencia na limpeza. Mas isso irá ocorrer em breve”, disse ele. Bento também ressaltou que a área é limpa periodicamente.

Ele salienta que a limpeza deve ser feita em parceria com a Polícia Ambiental e Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). “Por se tratar de uma área preservada, não podemos simplesmente remover as plantas”, cita.
As causas do aparecimento que também podem estar ligadas a presença de componentes químicos como adubos que podem cair no tanque.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.