Alunos do Colégio Novo Acadêmico aprendem desde cedo a serem bem-sucedidos nos negócios


Publicado em 4 de setembro de 2015

O projeto de um foi tão bem-sucedido que ganhou espaço no programa “Pequenas Empresas Grandes Negócios”, exibido na TV Globo. Outro criou uma manta absorvente para necrochorume que conquistou o Prêmio Nacional do Sebrae em 2013 dentro do Programa Miniempresa. Um terceiro iniciou em uma empresa multinacional como funcionário e hoje está em uma planta fora do Brasil como diretor.

Esses são alguns dos muitos exemplos vitoriosos que tiveram suas primeiras orientações sobre o mundo dos negócios no Projeto Empresários do Futuro, coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento de Limeira (IDELI), com parceria da Diretoria de Ensino da Região de Limeira e apoio da Associação Comercial e Industrial de Limeira (ACIL), CIESP de Limeira e Fundação Limeira.

Como parte do projeto, empresários, gerentes e supervisores de empresas ministram aulas, voluntariamente, sobre empreendedorismo em escolas da rede estadual de Limeira e Iracemápolis. O Colégio Novo Acadêmico – COC Limeira é a única escola particular a participar. Uma vez por semana, crianças e jovens assistem às aulas com duração de uma hora. O número de aulas varia de acordo com os anos frequentados pelos alunos.

As aulas têm como base material desenvolvido pela organização norte-americana Junior Achievement, que existe desde 1919 e está no Brasil há 35 anos. O conteúdo é composto por conceitos de fluxo de caixa, produção em série, controle de qualidade, marketing e outras ferramentas de administração, tudo ensinado por meio de jogos e brincadeiras. As aulas também transmitem conceitos de ética e cidadania.

O objetivo é despertar na criança e no adolescente o espírito empreendedor, dando-lhes também conhecimentos e ferramentas que possibilitem ter o seu próprio negócio e ser inserido no mundo do trabalho no momento oportuno. Os consultores voluntários passam por um treinamento oferecido pelo IDELI e pelo pessoal da Junior Achievement, que vai prepará-los para desenvolver no aluno habilidades para a vida no trabalho, melhorar sua autoestima, auxiliá-lo a compreender a importância da educação e a necessidade de frequentar a escola, bem como oferecer oportunidades de aprendizado sobre carreiras.

Com tudo isso, abre-se cada vez mais a possibilidade de se formar cidadãos bem-sucedidos, como aqueles que já foram alunos do Projeto Empresários do Futuro e hoje têm sua experiência retratada em programas de TV, recebem prêmios importantes ou ocupam cargos diretivos de grandes empresas.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.