Campanha de vacinação contra HPV tem início em março


Publicado em 7 de março de 2014

UBS Arlindo Lobo está entre as unidades que irá disponibilizar a vacina (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

UBS Arlindo Lobo está entre as unidades que irá disponibilizar a vacina (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

O Sistema Único de Saúde, o SUS começa a oferecer gratuitamente as três doses da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) nesta segunda-feira (10). A campanha tem como foco vacinar meninas de 11 à 13 anos de idade, com meta de prevenção de até 80% dos casos de câncer de colo de útero no país.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Simone Zanardo Buck, ressalta a importância da campanha e da conscientização sobre a gravidade da doença. “Faremos a divulgação em escolas públicas e privadas da cidade, principalmente aos pais, para estimular a vacinação em meninas nesta faixa etária, grupo que obteve melhor resposta imunológica à vacina. O número de casos desse câncer na cidade tem aumentado e muitas pessoas desconhecem as possibilidades de prevenção.”

Simone ainda atenta ao fato do vírus ser transmitido via contato sexual e que a vacina, apesar da alta eficácia nos casos de câncer de colo de útero, não protege contra outras doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, sendo assim indispensável o uso do preservativo. A vacina apresenta-se eficaz durante toda a vida da mulher.

De acordo com o secretário da saúde, José Gersel Moro, para que a vacina tenha o efeito esperado é preciso tomar três doses em momentos distintos. A segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira e, a terceira, deve ocorrer cinco anos depois. “As garotas deverão ficar atentas quanto ao tempo de espera entre as doses. Além disso, ao iniciarem a vida sexual é imprescindível que ocorra visitas regulares ao ginecologista para fazer o exame de papanicolau”, explicou.

A cidade de Iracemápolis já recebeu as vacinas e a Secretaria de Saúde estuda estratégias a fim de atingir o público alvo da campanha de maneira eficaz.

Mesmo depois do encerramento da campanha, a vacina estará disponível no município e todas as meninas que completarem 11 anos devem se dirigir a algum posto de saúde, acompanhada de um responsável, para serem imunizadas.

Abaixo, seguem os endereços dos postos de saúde de Iracemápolis onde as vacinas estarão disponíveis:
• UBS Angelo Arlindo Lobo – rua João de Souza Barreto, 555, Centro.
• UBS Angelina Platineti Massari – rua Padre Elias Sadul, 233, Jardim Hermínio Demarchi
• USF (Unidade de Saúde da Família) – Avenida Pedro Marcos Bertanha, 625, Jardim Lázaro Honório de Oliveira.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.