Cidade integra programa “Mulheres de Peito”


Publicado em 7 de março de 2014

A Secretaria de Saúde de Iracemápolis participa do programa “Mulheres de Peito”, em que mulheres entre 50 e 69 anos podem fazer, gratuitamente, exames de mamografia pelo SUS (Sistema Único de Saúde) sem precisar passar pelo ginecologista e nem ter o pedido médico em mãos. Trata-se de um programa inédito de rastreamento ativo da doença no Estado.

Para participar, as mulheres que estão nesta faixa etária devem procurar a unidade de saúde mais próxima e solicitar a mamografia. Caso seja detectada alguma alteração no exame ou indícios de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, de acordo com cada caso.

O programa “Mulheres de Peito” tem entre seus principais objetivos não só suprir a demanda reprimida, mas também diminuir o tempo de espera para a realização de mamografia. Com essa ação, o governo do Estado de São Paulo quer aumentar a cobertura do exame entre mulheres na faixa dos 50 a 69 anos, estimular o rastreamento e ampliar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama já que, quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de sucesso no tratamento.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.