Com morte suspeita, Prefeitura pede que população evite represas

Saúde aguarda resultados de exames sobre febre maculosa ou dengue após morte de morador


Publicado em 14 de novembro de 2014

Um iracemapolense de 45 anos faleceu no último final de semana e existe a suspeita que a causa seja a febre maculosa. Diante da possibilidade, a Prefeitura pede que a população deixe de visitar as áreas das represas já que, no local, há crescente presença de capivaras.

Segundo a Secretaria de Saúde, o morador já havia contraído dengue e, por isso, existe a suspeita também da doença na fase hemorrágica. O morador foi atendido em um hospital particular de Limeira e todos os exames foram realizados. O resultado deve ser conhecido em cerca de 15 dias.

Além deste caso, situação semelhante, segundo a Prefeitura, levou outro morador a ser internado na Santa Casa de Limeira. Este também aguarda confirmação por meio de exames. A Secretaria de Saúde do município não informou os nomes dos iracemapolenses.

Para que a pasta tome as providências, informou, é preciso saber a causa da morte. Por enquanto, a Prefeitura pretende intensificar as campanhas para que as pessoas parem de frequentar as represas municipais.

Desde que a crise hídrica começou, muitos populares têm ido aos locais. Alguns, até buscam ter contato com a água. A principal orientação é evitar a região. Segundo a Secretaria, há ainda moradores que levam animais de estimação ao local, o que também não é recomendado.

A DOENÇA

A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela das capivaras, mas que também pode ser encontrado em cavalos.

A febre maculosa começa abruptamente com um conjunto de sintomas semelhantes aos de outras infecções: febre alta, dor no corpo, dor da cabeça, inapetência, desânimo. Depois, aparecem pequenas manchas avermelhadas pelo corpo. Em caso de sintomas, um médico deve ser procurado.

Área das represas precisa ser evitada diante da possibilidade de febre maculosa (Foto: Gazeta de Iracemápolis)

Área das represas precisa ser evitada
diante da possibilidade de febre maculosa (Foto: Gazeta de Iracemápolis)

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.