Construção de novo tronco coletor de esgoto começa este mês


Publicado em 8 de janeiro de 2016
Autoridades se reúnem para assinar documento (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

Autoridades se reúnem para assinar documento (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

A Prefeitura divulgou que assinou na última quarta-feira a ordem de serviço para implantar um novo tronco coletor de esgoto na cidade. A assinatura do documento reuniu o prefeito Valmir Almeida, a vice Denise Calice, vereadores, o coordenador de Planejamento e Meio Ambiente Murilo Nolasco e Reinaldo Gigo, proprietário da Parâmetro Saneamento e Construções, empresa responsável pela obra.

De acordo com a Prefeitura, o projeto é uma das metas do governo e trata-se de uma obra de grande relevância, que vai deixar a cidade preparada para o crescimento populacional. “Estou feliz porque desde 2013 buscamos recursos para a execução deste projeto. Cadastramos e em 2015 fomos contemplados. Estamos trabalhando agora para garantir o futuro. Não há como pensar em qualidade de vida sem investir em saneamento”, disse o prefeito, em texto enviado à Imprensa.

A obra foi projetada para suprir a demanda do município até 2035, quando se calcula uma população de 30 mil habitantes. São 3,9 km de tubos PVC específicos e seis travessias aéreas. Começa na Rua Sebastião Dias, no Distrito Industrial, desce paralelo a Rodovia SP 151 até o Ribeirão Cachoeirinha, cruza a cidade e segue paralelo até a estação final de tratamento de esgoto, que fica na área rural.

A Prefeitura diz que o trabalho tem início este mês e a previsão é que a obra seja concluída até o fim do ano.

Custo

A obra vai custar R$ 4.095.268,43. A verba veio por intermédio do Consórcio PCJ, por meio de um convênio com o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos.

O prefeito comemora a verba porque o tronco coletor de Iracemápolis é feito de manilha de barro. Segundo a Prefeitura, já está saturado há mais de 10 anos e não consegue dar vazão para o esgoto que a cidade produz. “Ele está no limite e, às vezes, não comporta a quantidade de esgoto despejada nele”, disse.

Elevatórias

A Prefeitura divulgou que também pleiteia recursos para a construção de novas elevatórias de esgoto. “Está em fase de aprovação e esperamos que o convênio seja assinado nos próximos meses”, concluiu Valmir.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.