Corpo de jovem é encontrado na Represa Iracema

Segundo morador que acompanhou resgate, amigos que estavam no local se esforçaram para salvar rapaz


Publicado em 3 de abril de 2015
Corpo foi localizado na Represa Iracema na manhã de domingo (Foto: Gilson Gomes/Gazeta de Iracemápolis)

Corpo foi localizado na Represa Iracema na manhã de domingo (Foto: Gilson Gomes/Gazeta de Iracemápolis)

O final de semana foi de angústia para a família de Isaque Henrique Rocha, de 18 anos de idade. O garoto desapareceu no sábado, após mergulho na Represa Iracema. O Corpo de Bombeiros de Limeira foi acionado, mas o corpo do rapaz só foi encontrado na manhã de domingo, dentro da represa.

A família reside na Fazenda Iracema. De acordo com o registro policial, naquele dia, o pai do jovem chegou em sua casa após o trabalho e perguntou à sua esposa sobre o filho. Ela, então, disse que ele encontrava-se num campo de futebol.

No entanto, minutos depois, um vizinho da família procurou o casal e disse que Rocha havia se afogado na represa Iracema. O homem que avisou a família tem três filhos e, de acordo com ele, os três estavam com Rocha quando ocorreu o afogamento.

A partir desse momento, iniciou-se a busca pelo jovem e nada foi encontrado no sábado. As buscas foram reiniciadas na manhã de domingo, data em que o corpo de Rocha foi encontrado pelos bombeiros. A localização ocorreu por volta das 8h30. Logo após, a Guarda Municipal de Iracemápolis foi acionada, bem como os policiais militares cabo França e soldado dos Anjos, que recolheram as informações e, junto com o pai, foram até a Delegacia de Iracemápolis para o registro da ocorrência.

TENTATIVA DE SALVAMENTO

De acordo com o morador, Gilson Gomes, os amigos que estavam com o rapaz contam que se esforçaram de todas as formas para salvar o amigo, mas não foi possível. “Conversei com os três irmãos que estavam com o Isaque e todos estão muito abalados. Eles fizeram de tudo para impedir a morte”, disse.

Gilson conta que soube por familiares que moram na Fazenda Iracema e seguiu para o local no domingo pela manhã. Lá, soube pelos meninos que o combinado inicial era jogar bola. “Mas eles fora nadar. Isaque e um dos irmãos entraram na água e outros dois, que não sabem nadar, ficaram na borda. O rapaz que também estava na água não sabe nadar muito bem. Na verdade ele só sabia boiar”.

Segundo ele, os meninos relataram que Isaque, de repente, começou a gritar por socorro e aparentar que o corpo começou se esticar. Ele não se debateu. “O rapaz que estava com ele na água tentou tirá-lo mas não teve força suficiente para isso. Ele não sabia nadar muito bem e não conseguiu tirar Isaque da água”, disse. Uma bola, que seria usada no futebol, foi jogada na água, mas não houve reação.

Enquanto isso, os outros dois meninos emprestaram uma bicicleta de alguém que passava pelo local e correram para a fazenda pedir ajuda. Porém, infelizmente, não houve tempo. “Todos estão muitos abalados. Há pessoas que tem feito insinuações que os meninos não o socorreram. Isso é uma injustiça porque sei que eles se esforçaram ao máximo para salvar o amigo. Conheço o jovem que também estava na água e sei que ele não tem forças para conseguir tirar Isaque da represa”, finalizou.

Segundo Gilson, ao ser resgatado, o corpo não aparentava estar com água, mas havia sangramentos na região da face.

APURAÇÃO

De acordo com o registro, a Polícia Civil irá apurar a morte do jovem causada possivelmente por afogamento. A perita Luana, do Instituto de Criminalística (IC), esteve no local acompanhada do fotógrafo Paulo. O corpo foi removido até o Instituto Médico Legal (IML) de Limeira pela funerária Bom Pastor.

Na delegacia, o delegado William Marchi determinou a elaboração de um boletim de ocorrência por morte suspeita. O corpo de Rocha foi sepultado na segunda-feira.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.