Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa


Publicado em 17 de junho de 2017
Estudos apontam que mais de 80% dos casos de violência contra idosos acontecem dentro de casa (Foto: Reprodução Internet)

Estudos apontam que mais de 80% dos casos de violência contra idosos acontecem dentro de casa (Foto: Reprodução Internet)

O último dia 15 de junho marcou o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data instistuída em 2006 pela ONU (Organização da Nações Unidas) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pesso Idossa, tem o objetivo de conscientizar a sociedade da existência da violência contra os idosos e simultaneamente, disseminar a ideia de não aceitar esse tipo de caso como normal.

Estudos apontam que mais de 80% dos casos de violência contra idosos acontece dentro de casa, onde os cuidados são negligenciados. A violência contra idosos é considerada um fenômeno mundial e pode acontecer de diversas formas como: maus-tratos físicos e psicológicos, coação, exploração econômica, negligência, restrição de liberdade, dor.

Muitos idosos são agredidos por quem deveria cuidá-los. Esse tipo de violência acontece geralmente com idosos que depedem de cuidados especiais.

ESTATÍSTICAS

Só no Brasil, existem quase 20 milhões de idosos, o que representa 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

As estatísticas apontam, também, que em 40 anos o percentual de idosos deve triplicar no Brasil, aproximando-se de 29,7% da população. Segundo tais projeções, em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças na sociedade brasileira.

LEI

O Brasil possui um conjunto de leis – como o Estatuto do Idoso –,que além de dispositivos e ações interdisciplinares, promovem o envelhecimento saudável e asseguram o cumprimento de direitos garantidos por lei, participação social e cuidados de atenção especial à saúde.

Datas como esta são importantes para reforçar a existencia das leis que protegem o idoso e conscientizar a sociedade.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.