Dia Nacional de Combate ao Fumo


Publicado em 28 de agosto de 2015

Amanhã, dia 29, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A data visa reforçar as campanhas sobre os danos causados pelo tabaco.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde a principal causa de morte evitável no mundo. É um dos fatores que contribuem para doenças não contagiosas, como ataques cardíacos, derrames e câncer.

Porém, graças a ações de governos e de uma variável de combinações sociais, as coisas têm melhorado quando o assunto é cigarro. Um excelente artigo do Dr. Dráuzio Varella, médico de renome, traz números animadores. Segundo o texto, um levantamento do Ministério da Saúde diz que na última década um em cada três brasileiros deixou de fumar (25% dos homens e 17% das mulheres se declaram ex-fumantes).

O Dr. Dráuzio afirma que hoje se fuma menos no Brasil do que em países como Inglaterra, Dinamarca e Itália, que têm níveis de escolaridade, renda per capita e organização social bem superiores. Enquanto isso, pesquisa do Instituto Nacional do Câncer revela que 62% dos fumantes pensam em largar o cigarro por causa dos preços. Ou seja, o aumento de impostos cobrados sobre cada maço colabora nesse caso.

Caso queira ler o artigo completo, vale muito a pena. Pesquise na internet o texto: “Dráuzio Varella – Fumar Saiu de Moda”.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.