“Estamos preparados para o novo governo”

Fábio Zuza conversa com a Gazeta sobre os desafios da gestão que começa em janeiro


Publicado em 23 de dezembro de 2016

Daqui a poucos dias, Fábio Zuza vai assumir a Prefeitura de Iracemápolis pela terceira vez. Eleito prefeito pela população, ele tem organizado seu tempo desde então para preparar o início da gestão.

Prefeito eleito projeta administração eficiente (Foto: Gazeta de Iracemápolis)

Prefeito eleito projeta administração eficiente (Foto: Gazeta de Iracemápolis)

Aos 46 anos, boa parte deles dedicados à vida pública, o futuro prefeito é formado em assistência social e conhecido por ser bom gestor em saúde pública. Em entrevista à Gazeta, ele projetou uma gestão dinâmica e eficiente, que combine redução de custos com bons investimentos.

Como foi a rotina desde outubro?

Utilizei o tempo para programar o início da gestão. Junto com o Messias, participei de seminários e palestras sobre administração pública e de reuniões com autoridades e órgãos governamentais, com o objetivo de organizar as ações que iremos implantar a partir de janeiro. Também conversamos com a população e com os vereadores eleitos que nos apoiam. Estamos preparados para o novo governo.

Como foi a organização da equipe de trabalho?

Ocorreu no prazo programado. Com os representantes de cada pasta, debatemos as ações que precisam ser tomadas e a forma de conduzir a administração. Definimos a linha de trabalho, que será de diálogo, respeito aos funcionários municipais, atenção às necessidades da população e responsabilidade econômica. Pedi à equipe que trabalhe com organização e planejamento.

Fale sobre a equipe.

É uma equipe mais técnica. Mesclamos profissionais experientes com outros mais jovens, que terão a oportunidade de oxigenar muitas ideias do poder público. Vamos trabalhar buscando eficiência administrativa, pois, diante do momento econômico, é preciso ter propostas criativas. A cidade precisa de uma gestão dinâmica que combine redução de custos com bons investimentos.

Ao assumir a administração, quais as primeiras medidas?

Reorganizar os setores e fazer uma auditoria nas contas para saber a exata situação econômica da Prefeitura. A partir daí, vamos por em prática o plano de governo. As áreas de saúde e habitação são as que requerem mais atenção.

O Centro de Lazer e outros prédios públicos estão descuidados. Como resolver?

Temos um cronograma de trabalho para resolver. Já entramos em contato com autoridades que podem ajudar e vamos buscar parcerias e emendas parlamentares. O Centro de Lazer, por exemplo, precisa ser revitalizado por completo. Tudo em seu tempo e com programação financeira.

A Prefeitura está em dívidas. A Câmara aprovou dois projetos que parcelam parte delas e oneram os cofres públicos pelos próximos anos. Como lidar com isso?

Com austeridade, não tem como ser de outra forma. Vamos reavaliar contratos, cortar despesas, diminuir serviços terceirizados e trabalhar junto com faculdades, empresas e órgãos estaduais e federais.

Deixe um recado aos nossos leitores.

Minha mensagem é de otimismo. Sabemos que vamos enfrentar muitos desafios na Prefeitura, mas com a valorização e o apoio dos funcionários municipais, junto com meu vice Messias e com os 11 vereadores, estaremos prontos. A partir de janeiro, as portas estão abertas a todos, como sempre foi a marca de nossa atuação na vida pública. Desejo às famílias um feliz Natal, de muita paz e união. Essa palavra tem muita força: união. Juntos, podemos construir uma cidade melhor. Contamos com o apoio da população e estamos prontos para servir ao próximo.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.