Estiagem: Defesa Civil alerta sobre o perigo de incêndios


Publicado em 28 de julho de 2017
Tempo seco aumenta a incidência de incêndios em terrenos, matas e quintais (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

Tempo seco aumenta a incidência de incêndios em terrenos, matas e quintais (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

As chuvas se tornam mais raras nesta época do ano. O período deixa o tempo seco, o que causa problemas respiratórios como gripe e alergia.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil pede atenção com a estiagem, sobretudo com crianças, idosos e pessoas que sofrem com problemas respiratórios.

“Recomenda-se muita limpeza nas residências, evitar acúmulo de poeira e permanência em aglomerações. Recomenda-se, também, tomar muito líquido e manter o corpo hidratado”, orienta José Eduardo de Almeida, que coordena o setor.

Sua maior preocupação, no entanto, é que no período de estiagem aumenta a incidência de incêndios em terrenos, matas e quintais, o que é considerado crime e causa danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.

“É preciso evitar queimadas de lixo em terrenos, matas ou como limpeza de áreas. Se um terreno em área urbana ou rural for flagrado com fogo, o proprietário é notificado. Se for o caso, é multado e o registro vai para a Delegacia”, disse.

É importante lembrar que o artigo 250 do Código Penal diz que “causar incêndio, expondo à perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem resulta em reclusão de três a seis anos e multa”.

Em caso de incêndio, o cidadão deve ligar para 193 (Corpo de Bombeiro) ou 199 (Defesa Civil). Denúncias pode ser feitas pelos telefones 3456 3965 (Guarda Civil), 190 (Polícia Militar) e 3533 3149 (Polícia Militar Ambiental).

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.