Fábio Zuza apresenta plano para recuperar finanças do município

Medidas foram anunciadas em coletiva de Imprensa; dívida total é de R$ 29 milhões


Publicado em 3 de fevereiro de 2017
Prefeito reúne jornalistas para detalhar crise econômica (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

Prefeito reúne jornalistas para detalhar crise econômica (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

Nesta quinta, dia 2, o prefeito Fábio Zuza reuniu sua equipe de contabilidade, finanças, compras, planejamento e controladoria interna para falar com a Imprensa sobre a situação financeira e patrimonial de Iracemápolis. O vice-prefeito, Messias, também esteve presente.

Na semana passada, parte da dívida do município já havia sido divulgada. Dessa vez, o Executivo apresentou um panorama mais abrangente, que envolve outros débitos, e expôs o estado de conservação de prédios públicos e da frota municipal de veículos.

Foi apresentado um plano de ações para recuperar o cenário, que engloba desde medidas mais simples até projetos de revisão de lei.

Dívida Total

A dívida financeira do município é de R$ 29.156.248,11. Ela é dividida em três partes.

A primeira, já conhecida, é sobre restos a pagar: R$ 8.965.997,70 em razão do não pagamento de 228 fornecedores e credores.

A segunda é a “dívida fundada”, que inclui valores já parcelados a longo prazo, como INSS, FGTS, Pasep, Elektro e multas da Cetesb. Essa segunda parte soma R$ 15.767.980,12.

A terceira é formada pelos precatórios. São R$ 4.422.270,29 (não considerados os depósitos no TJ/SP).

O detalhamento da dívida pode ser visto no portal da transparência do município.

Patrimônio

Muitos prédios públicos, como escolas e creches, estão com infiltrações, trincas, calhas entupidas e problemas no telhado causados pela falta de manutenção periódica. A Prefeitura destacou o abandono do Centro de Lazer, que tem bancos e alambrados quebrados, muros caindo e infiltrações nos salões. A lagoa dos patos está assoreada e a pista de skate, que foi demolida para reforma, está com a obra parada.

Os veículos da Prefeitura também estão ruins. A frota tem pneus carecas e outros problemas causados pela falta de manutenção preventiva. O problema se agrava porque o município fez dívidas com oficinas mecânicas e fornecedores nos últimos anos. Com isso, a nova gestão tem dificuldade em corrigir os problemas, já que os fornecedores têm resistência em vender novas peças sem antes receber os atrasados da administração anterior.

Ações

Após expor os problemas, a Prefeitura apresentou um plano para reverter a situação. As ações irão se estender pelos próximos anos em etapas. Veja os detalhes da situação financeira do município na página 7.

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