Finados: respeito e saudade


Publicado em 30 de outubro de 2015

O Dia de Finados é uma data marcante para muitas pessoas. A tradição, que envolve muita religiosidade, acontece em torno de homenagens para os entes queridos que já se foram de nosso convívio.

A origem da celebração nem sempre é conhecida. De acordo com estudos do campo das ciências sociais, esse hábito se iniciou por volta do ano de 998, na França, e foi ficando cada vez mais popular com o passar do tempo. Até que, no século 13, o dia da celebração foi fixado em 2 de novembro, seguinte ao Dia de Todos os Santos.

O Finados é comemorado em todo o mundo. E cada país tem sua forma particular de celebrá-lo. No Brasil, a data é feriado nacional e a tradição é visitar os que já morreram já nas primeiras horas do dia.

Em Iracemápolis, muitas pessoas vão até o Cemitério Municipal levar flores, acender velas e fazer rezas e orações. Logo de manhãzinha, é possível ver muita gente se dirigindo ao local. O ato é carregado de motivações pessoais e, acima de tudo, é uma expressão de respeito e saudade.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.