Formado pelo ISCA Faculdades, jornalista está na final nacional do Intercom


Publicado em 30 de maio de 2014

Formado em Jornalismo pelo ISCA Faculdades em 2013, Matheus Granchi Fonseca foi o vencedor da Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) do 19º Intercom Sudeste, na categoria Livro-reportagem. Com esse resultado, ele se classificou, juntamente com os ganhadores das regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Norte, para o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que acontecerá em setembro, em Foz do Iguaçu.

Livro-reportagem foi vencedor da etapa da Região Sudeste ()

Livro-reportagem foi vencedor da etapa da Região Sudeste ()

A Intercom Sudeste aconteceu entre os dias 22 e 24 de maio, em Vila Velha (ES), reunindo mais de 2 mil estudantes de comunicação de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A Expocom recebeu 266 trabalhos finalistas em várias categorias, de um total de 619 indicados por 58 instituições de ensino superior.

Matheus concorreu com o livro-reportagem “Velho é a PQP! Histórias de quem já viveu muito, mas ainda não o suficiente”, que elaborou para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Hoje com 36 anos, ele já era formado em Imagem e Som pela UFSCar quando decidiu cursar Jornalismo no ISCA Faculdades. Natural de Pirassununga, mudou-se para Limeira para trabalhar no Departamento de Comunicação da Câmara Municipal.

Em seu livro, Matheus conta a vida de oito personagens, que têm entre 63 e 110 anos de idade. “Busquei personagens da terceira idade com alma jovial, que tivessem histórias interessantes para contar”, explica. Entre eles, estão o esportista limeirense Fumaça e o Doutor Ruter, de Americana, considerado “o maior turista do mundo”. Dos oito escolhidos, três têm mais de 100 anos.

“Sou apaixonado por narrativas e procurei escrever o livro de maneira leve, mas não superficial”, afirma. “Como foi bem aceito pelas fontes e pela banca examinadora do meu TCC, resolvi arriscar e inscrevê-lo na Expocom da Intercom Sudeste”. Matheus conta que, desde o início, sempre se manteve convicto de que o projeto daria certo. “Vencer a Expocom foi uma realização absurda”, comemora.

Enquanto se prepara para o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Matheus já planeja novos livros-reportagens. “Quero mostrar que o jornalismo pode se transformar numa obra interessante”, destaca.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.