Iracemápolis fará encontro municipal de enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Município adere a campanha nacional pela primeira vez; evento acontece dia 18 de maio


Publicado em 13 de maio de 2017

A Promoção Social de Iracemápolis, por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), vai promover no dia 18 de maio o “1º Seminário Municipal de Enfrentamento ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

O evento trará duas palestras à Câmara Municipal. Para assistir, basta agendar com antecedência por e-mail ([email protected]).

De acordo com a coordenadora da Promoção, Márcia Baldini, é a primeira vez que o município adere a temática. “Muitas vezes há dificuldade tanto dos envolvidos quanto dos profissionais para abordar o tema da violência sexual”, frisou.

PALESTRAS

Após a abertura, às 13h, começam as palestras. Às 14h, a Drª. Fabiana Carvalho vai falar sobre “Sexualidade e violência sexual: um diálogo com as políticas públicas”. Em seguida, às 15h15, o educador Virgilio Alves fala sobre “Os impactos da violência sexual no desenvolvimento emocional e social da criança e do adolescente”.

ORIGEM DA DATA

Em 18 de maio de 1973, um crime bárbaro chocou o Brasil. Seu desfecho escandaloso seria o símbolo de toda a violência que se comete contra crianças. A pequena Araceli Sanches, de oito anos, foi sequestrada, estuprada e morta por membros de uma família capixaba.

Apesar da cobertura da mídia, o caso ficou impune. Araceli só foi sepultada três anos depois e sua morte ainda causa indignação.

Em 1998, cerca de 80 entidades sociais se reuniram na Bahia. Nesse encontro, surgiu a ideia de criar um Dia Nacional de combate ao abuso e a exploração sexual infanto-juvenil. Em memória ao caso de Araceli, a data escolhida foi 18 de maio.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.