João Renato pretende entrar para o “Guinness Book”

Autor já tem dois registros no livro dos recordes brasileiros, mas agora busca marca mundial


Publicado em 19 de agosto de 2016

Mayta Castilho
Especial para a Gazeta

O professor João Renato Alves Pereira, 66, pretende entrar para o “Guinness”, o livro dos recordes mundiais, como autor da primeira lei contra o assédio moral no trabalho e do primeiro livro em português sobre o assunto.

Quando era vereador em Iracemápolis, em 96, ele foi autor do primeiro projeto de lei do país sobre o tema. Em 2000, foi eleito prefeito e, com isso, criou um decreto que instituiu o dia 2 de maio como Dia da Reação ao Assédio Moral.

A partir de uma experiência particular, quando sofreu assédio moral em uma instituição privada, João Renato escreveu o livro “Assédio Moral: Dando a Volta Por Cima”, onde esclarece o tema do ponto de vista da vítima.

O que é

O assédio moral acontece quando há isolamento do funcionário, ameaça de demissão, atribuição de tarefas impossíveis e discriminações humilhantes e constantes.

O autor esclarece que a vítima deve obter provas documentais ou testemunhais para fazer valer seus direitos, mas é preciso ter bom senso na hora de identificar o abuso.

Guinness Book

A criação da primeira lei que regulamenta o assédio moral e a produção do primeiro livro sobre o assunto já deram a ele dois registros no “Rank Brasil”, o livro dos recordes brasileiros. Agora, ele espera respostas da produção do Guinness para carregar o recorde mundial.

Mais informações pelo site leiassediomoral.com.br.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.