MEC define nota mínima no Enem para conceder Fies
Publicado em 29 de maio de 2015
Os estudantes que entrarão na faculdade no próximo ano devem ficar atentos a uma notícia importante: a edição de 2016 do Fies vai exigir nota mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo portaria publicada na última terça-feira pelo Ministério da Educação.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo que oferece o financiamento da graduação em instituições de ensino superior particulares, com juros baixos. Na prática, é como um empréstimo para pagar as mensalidades, com a diferença que, pelo programa, o estudante paga a conta só após a formatura.
O texto publicado no Diário Oficial revoga a regra anterior, que permitia que estudantes formados no ensino médio antes de 2010 se inscrevessem sem exigência de Enem. Professores no exercício do magistério, antes dispensados da exigência, também terão de apresentar nota mínima para o financiamento.
A portaria foi publicada após o Governo elevar a taxa de inscrição do Enem deste ano (pulou de 35 para 63 reais). Segundo o MEC, o fato de a nova regra valer a partir de 2016 dá tempo ao estudante de se inscrever no Enem e tentar a nota estipulada (450 pontos na média das provas e nota superior a zero na redação).