Médico orienta sobre cuidados com a saúde no tempo seco


Publicado em 23 de maio de 2014
Deixar o ambiente ventilado é uma das orientações do pneumologista (Foto: Assessoria de Imprensa da Medical)

Deixar o ambiente ventilado é uma das orientações do pneumologista (Foto: Assessoria de Imprensa da Medical)

O tempo seco começa causar muitos transtornos, principalmente para quem sofre com problemas respiratórios. O pneumologista da Medical, Dr. João Carlos de Almeida, conta que a busca por atendimento médico em consultórios e Pronto-Atendimento (PA), por causa da seca, tende a se intensificar com a progressão do outono para o inverno, que começa oficialmente em 21 de junho. “Com a baixa umidade do ar, as mudanças bruscas de temperatura e o aumento da poluição do ar, aumentam a preocupação, especialmente com quem já tem doenças respiratórias crônicas, como rinite alérgica, asma, sinusite, bronquite crônica e enfisema”, explica. Confira a entrevista completa com as orientações:

Quais são as pessoas que mais sofrem com o tempo seco?

Os portadores de doenças respiratórias crônicas, como rinite alérgica, asma, sinusite, bronquite crônica e enfisema. Geralmente idosos e crianças. Na terceira idade, apresenta-se imunidade mais baixa, diabetes, doenças cardíacas, enfisema e bronquites crônicas. As crianças são mais suscetíveis devido ao convívio em creches, onde uma contamina a outra, além do ambiente fechado.

Já que não há previsão de chuva e a seca perdura desde o fim do ano passado, quais são as recomendações médicas para evitar que o organismo sofra tanto?

As dicas para prevenir doenças respiratórias são: sempre deixar o ambiente ventilado; lavar as mãos frequentemente durante todo o dia; beber bastante água, mesmo sem sentir sede; etiqueta da tosse (tossir no punho e no dorso); evitar o contato de crianças sadias com pessoas com infecção respiratória; evitar o acúmulo de poeira em casa; lavar e secar ao sol mantas, cobertores e blusas de lã guardadas por muito tempo.

Nesta época, o PS fica lotado, principalmente de pacientes com problemas respiratórios. Quais os riscos? Quais podem aguardar atendimento em consultório com o profissional de confiança, e quando há necessidade do serviço de urgência?

O contato com pessoas com infecções respiratórias deve ser evitado, portanto a procura pelos prontos-atendimentos deve se limitar aos casos que representem urgência ou emergência, como crise asmática que não melhorou com a medicação usual e dificuldade para respirar.

Quando o paciente já faz acompanhamento em consultório por causa de asma, bronquite e sinusite, o melhor é procurar seu médico em caso de exacerbação de sua doença, para orientá-lo em relação a medidas preventivas de exacerbações e um plano de ação para essa época de ano.

Quais os riscos da automedicação nestes casos?

O resfriado, que é menos grave e mais frequente do que a gripe, não tem tratamento específico. Assim, o tratamento é feito a base de medicamentos sintomáticos, tais como, analgésicos, que são medicamentos obtidos sem receita médica.

A prática de esportes deve ser evitada?

Deve-se evitar fazer exercício físico de moderado a intenso em dias de baixa umidade relativa do ar e sempre manter hidratação adequada. Também é necessário evitar praticar exercícios físicos ao ar livre em locais próximos a vias de tráfego, indústrias e queimadas.

Tempo seco facilita a circulação de vírus?

Sim, nessas condições atmosféricas também ocorre maior circulação no ar de vírus e bactérias e as pessoas vivem em ambientes mais fechados, contribuindo para o aumento das doenças respiratórias. Associado a isso, a baixa umidade do ar aumenta a poluição atmosférica, por diminuir a dispersão dos poluentes.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.