Nos 62 anos de Iracemápolis, fomos conversar com o prefeito

Valmir conversou com o jornal sobre sua administração


Publicado em 29 de abril de 2016
“Nossa principal dificuldade neste momento é conseguir realizar o sonho de construir as casas populares”, afirma Valmir (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

“Nossa principal dificuldade neste momento é conseguir realizar
o sonho de construir as casas populares”, afirma Valmir (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

Hoje a Gazeta publica uma entrevista com o prefeito Valmir. Ao jornal ele falou sobre temas diversos, como habitação, Park Empresarial e instalação de caixas d’água, entre outros.

A cidade completa 62 anos. Quais presentes o senhor, como prefeito, vai dar à população?

Sou um prefeito que pensa 24 horas por dia em Iracemápolis. O maior presente quem tem sou eu que é a confiança do povo. A todos minha gratidão. Minha forma de retribuir é com minha dedicação exclusiva em prol da nossa cidade. Meu compromisso é continuar atuando com seriedade, honestidade e austeridade para Iracemápolis continuar se desenvolvendo de forma ordenada.

O senhor está terminando a gestão para a qual foi eleito em 2012. Que avaliação faz desses quatro anos?

Mesmo com poucos recursos nós tivemos conquistas nunca antes vistas na história da cidade. Isso é reflexo de uma gestão formada por uma equipe competente, que trabalha em busca de parcerias para concretizar projetos e fazer com que os sonhos saiam do papel.

Podemos ver isso no avanço que tivemos na área de saneamento. Iracemápolis ganhou 4 caixas d´água, um reservatório com capacidade para 1 milhão de litros de água tratada, além da ampliação da ETA, novas adutoras, novo tronco coletor de esgoto e, em breve, teremos também novas elevatórias. Começamos a retirada do lodo da ETE e, com isso, firmamos ainda mais nosso compromisso com o meio ambiente porque devolveremos água do esgoto tratada aos nossos mananciais. Tivemos também avanço na área da Saúde: construção da unidade de saúde do Jd. Aquárius, instalação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas e do programa Melhor em Casa, que funcionarão no Complexo Municipal de Saúde, juntamente com o SAMU Municipal que levará o nome de SAME.

Como prefeito, que projeção faz do futuro? Quais serão as dificuldades da cidade daqui para frente?

Posso garantir que os anos futuros serão prósperos. Nosso trabalho em busca de trazer novas empresas foi pensando no desenvolvimento e na arrecadação que vai ser uma das maiores da região se compararmos com as cidades de mesmo porte. Tanto que criamos dois distritos industrias e o Park Empresarial fase I e fase II que já está sendo lançado para oferecer aos pequenos empresários a possibilidade de sair definitivamente do aluguel. Mas temos também a de médio porte com 80% dos lotes vendidos, isso significa, que já temos confirmada a instalação de 80 novas empresas. Isso fez com que Iracemápolis circulasse entre o rol das poucas cidades do Brasil que geraram mais empregos que demissões. Hoje, o nosso orçamento é o menor de todos porque durante anos nenhuma empresa se instalou na cidade e as que tinham aqui foram saindo aos poucos. Isso afeta diretamente no orçamento municipal. Prefeitura que não recebe impostos, não tem orçamento. Nossa principal dificuldade neste momento é conseguir realizar o sonho de construir as casas populares. É um projeto que tenho conduzido com muita perseverança desde 2013. É um processo muito complicado e burocrático. Já temos a área, o projeto já foi aprovado, já temos autorização da Caixa Econômica Federal, já passou pela primeira etapa do cartório e agora entramos na segunda etapa que também inclui a liberação do cartório para conseguirmos iniciar a construção. Tenho fé que conseguiremos vencer esta etapa no próximo semestre. Não é fácil. Se fosse fácil outros prefeitos já teriam feito. É um processo difícil, mas, vamos conseguir realizar este sonho com fé em Deus.

É normal que a população comente sobre eleições, já que estamos a seis meses do pleito. O senhor é candidato à reeleição?

Neste momento sou um prefeito que está focado no trabalho e atuando diuturnamente para o desenvolvimento da nossa cidade. A disputa eleitoral, hoje, está em segundo plano.

Deixe uma mensagem ao leitor da Gazeta.

Assim como na nossa vida, para realizarmos um sonho, temos que abrir mão de muitas coisas. Temos que acreditar nele e lutar com todas as nossas forças para conseguir realiza-lo. Às vezes falta tudo, mas, não pode faltar fé em Deus e força de vontade. Foi assim na prefeitura nos últimos quatro anos. Passamos por momentos de muito aperto financeiro, descobrimos e combatemos a corrupção, tivemos projetos negados e outros com uma morosidade tão grande que era desanimador. Mas, Deus é fiel e mesmo nos momentos mais difíceis eu sabia que Ele nos atenderia. E assim tem sido. Olho para trás e me orgulho de tantas conquistas em pouco tempo. Fecho os olhos e vejo o quanto conseguimos em pouco mais de três anos, conquistas grandes como Senai, Distrito Industrial, Residencial Paineiras e Campo Verde, melhorias na Avenida Pedro Cosenza, instalação da Mercedes e de outras empresas menores, novo tronco coletor, quatro caixas d´água, novo reservatório de água, ampliação da ETA, Praça da Bíblia, novas creches, construção de uma nova unidade de saúde, além do recapeamento em várias ruas da cidade, entre outros. Por isso, se algo na sua vida não está do jeito que você quer neste momento. Não desanime. Tenha fé em Deus e acredite que no tempo certo, seus sonhos se realizarão.

Deixo aqui minha gratidão a todos vocês que confiam em mim e na Denise. E que Deus continue abençoando grandemente nossa querida Iracemápolis.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.