Onda de trotes por telefone causa preocupação


Publicado em 24 de abril de 2015

Com a popularização dos celulares, se criou um novo tipo de crime, o “golpe do sequestro”. E Iracemápolis não está imune a isso. Na última semana, ao menos quatro pessoas receberam ligações, de acordo com levantamento da Gazeta. Os telefonemas aconteceram na última quinta, dia 16.

O crime ocorre da seguinte forma: bandidos ligam para pessoas e tentam por meio de pressão psicológica conseguir dinheiro fácil, alegando que um ente querido foi sequestrado.

“Nunca imaginei receber uma ligação como essa. Na hora você só pensa em seus filhos”. A afirmação é do fotógrafo e ator Gilson Gomes, de 34 anos. Ele foi uma das vítimas. Em seu caso, o telefone tocou no período da manhã, por volta das 10h. Do outro lado da linha, uma voz adolescente, chorando, clamava por auxílio: “Me ajuda pai, me pegaram”.

“Fiquei em pânico, pois meus filhos não estavam em casa”, conta. Ele disse que, em seguida, ouviu uma voz adulta. A pessoa do outro lado, segundo ele, se expressava muito bem, sem erros de português ou gírias. “É uma voz grave e forte. Pediu para eu me afastar de qualquer pessoa ao lado para negociar. A voz não deixa você argumentar, é impositiva. Tudo é muito convincente, muito real mesmo”, relata. Em seu caso, a ligação durou cerca de 10 minutos.

No dia seguinte, foi a vez de sua esposa receber a ligação. Como ela já sabia que era trote, desligou o telefone imediatamente.

CASOS RECENTES

Em março, a Gazeta já havia noticiado que uma falsa ligação de sequestro fez um idoso de Iracemápolis ficar 5 horas no telefone.
Um homem de 74 anos, morador do Jd. Primavera, recebeu a ligação de um indivíduo que afirmava ter sequestrado sua filha. O autor da ligação pediu uma quantia em dinheiro e ameaçou matar a mulher caso o idoso desligasse o telefone.

Depois, o idoso entrou em contato com a filha e soube que ela estava bem. Com a chegada da conta telefônica, percebeu que o número era de outro estado e decidiu procurar a polícia.

CUIDADOS

Para evitar o golpe, alguns cuidados são importantes. De acordo com o portal G1, da Globo, especialistas em segurança recomendam que o melhor é sempre manter a calma. Ao receber ligações de desconhecidos, não forneça documentos e dados pessoais e oriente seus familiares a procederem do mesmo modo.

Ainda segundo o G1, todos devem ficar atentos com ligações a cobrar ou com o número de origem inibido. Caso seja vítima do golpe, desligue o aparelho e registre a ocorrência na delegacia de polícia mais próxima.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.