Para se manter firme nas metas é preciso ser flexível

A psicóloga Daniele Brandão Montezelli Barbatto comenta como concretizar essas metas


Publicado em 17 de janeiro de 2014
Definir prazos e refletir podem ajudar a alcançar, comenta a profissional

Definir prazos e refletir podem ajudar a alcançar, comenta a profissional

Sempre que um ano se inicia, muitas pessoas fazem listas de prioridades. As metas são diversas e ocorrem nas mais diferentes áreas da vida. Alguns querem um novo emprego, outros querem se casar ou emagrecer. Enfim, todos fazem plano para recomeçar e mudar alguma coisa. Mas será que todos conseguem concluir o planejado?

A psicóloga Daniele Brandão Montezelli Barbatto comenta que, para conseguir concretizar essas metas, é importante ser flexível, estar preparado para insistir, aceitar, acrescentar ou eliminar metas tendo o cenário que se apresenta. “Muitas vezes, cumprir metas não é tudo, contanto que a pessoa aprenda com a experiência que passou. Lições e experiências aprendidas alimentam nossa definição de objetivos”.

Para se sentir estimulado, quando tiver alcançado uma meta, é importante ter tempo para desfrutar da satisfação de ter realizado. Recompensar-se de forma adequada é uma atitude que ajuda na construção da autoconfiança e crescimento pessoal.

Segundo ela, muitos desistem de cumprir porque estabelecem metas que não são realistas, que estão acima das próprias capacidades pessoais ou porque colocam muitas metas e não somos multitarefas. “Normalmente quem faz várias atividades ao mesmo tempo terá desempenho ruim em alguma delas. Alguns objetivos também vão mudando conforme o tempo passa. Por isso, também é importante ajustando, revendo sempre quando possível”, comenta.

A ESCOLHA

A escolha das metas é um fator determinante se elas serão ou não realizadas. Segundo ela, não adianta escolher uma meta que cause alto nível de estresse ou que não exista a real motivação para atingi-la. “Definir prazos e também refletir e criar uma rotina de organização para alcançar esse objetivo na prática. Ao refletir e saber exatamente o que se quer, saberá também onde terá que concentrar os esforços necessários”.

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.