Petrobras anuncia reajuste da gasolina e do diesel
Publicado em 2 de outubro de 2015
A Petrobras informou que realizou reajustes nos preços de venda da gasolina e do diesel nas refinarias. O aumento anunciado para a gasolina é de 6% e para o diesel de 4%. Os novos valores entraram em vigor nesta semana.
A alta do preço nas refinarias deve, como de praxe, resultar em aumento para o consumidor. O percentual, no entanto, não é necessariamente o mesmo: o valor do combustível nas bombas vai depender da determinação dos postos.
A Petrobras, endividada em dólar e envolvia em escândalos de corrupção, vinha sendo pressionada pelo câmbio alto nos últimos meses. A recomposição de preços é uma estratégia da companhia para recuperar sua situação financeira e permitir que possa manter os investimentos já programados.
É o segundo reajuste em menos de um ano. Especialistas em economia afirmam que a medida deverá pressionar ainda mais a inflação deste ano. Como se não bastasse, deve também agravar a situação das empresas e sobrecarregar as famílias pelo aumento do custo de vida em um ambiente de recessão e perda de valor real dos salários.