Placas de conscientização são colocadas em represas da cidade


Publicado em 13 de novembro de 2015
Autoridades orientam, nas placas, sobre os perigos da febre maculosa (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

Autoridades orientam, nas placas, sobre os perigos da febre maculosa (Foto: Assessoria de Imprensa da PMI)

As entradas das represas Municipal e Iracema receberam placas de conscientização sobre os perigos da febre maculosa. Como são considerados áreas de risco, a orientação da Secretaria de Saúde é que a população evite frequentar esses lugares.

As equipes da Secretaria de Saúde, Pelotão Ambiental, Serviços Urbanos e Defesa Civil estão orientando sobre os cuidados para evitar a contaminação.

A febre maculosa é causada por uma bactéria transmitida por carrapatos. O mais comum é o carrapato estrela, que pode infectar animais silvestres e domésticos. O ser humano pode se tornar um hospedeiro acidental do carrapato ao frequentar margens de rios, tanques, córregos e não cuidar corretamente dos animais de estimação.

Os sintomas são: febre alta, seguida de calafrios, dores musculares e manchas vermelhas na pele (punhos, palmas das mãos, solas dos pés, tornozelos). O diagnóstico se confunde com outras doenças e só é confirmado com sorologia especifica.

Se a doença for diagnosticada no início, tem tratamento simples, com antibióticos. Do contrário, evolui para infecção grave podendo levar a óbito. A doença leva de dois a 14 dias para apresentar os primeiros sintomas.

placas-represa

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.