PM e setor de Transportes participam de curso para inibir som alto
Publicado em 24 de janeiro de 2014
Integrantes da Policia Militar (PM ) de Iracemápolis e o coordenador de Trânsito, João Sidney Perissoto, participaram, na ultima terça feira, 21, na Secretaria Municipal de Trânsito de Araras, de um curso de capacitação para utilização do Decibelimetro – aparelho que mede decibéis – para utilizarem na fiscalização dos veículos que transitam com o volume de som acima do permitido por lei.
“A principio participamos do curso eu e dois de meus comandados para que fiquemos capacitados a estender para todo o efetivo o correto procedimento para utilização do aparelho. Que a partir de agora os veículos que insistem em transitar com o volume do som acima do permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro, ou seja, 80 Dba, serão autuados”, explicou o sargento PM Rogério, que é comandante da PM local.
Os Equipamentos foram doados pela Prefeitura Municipal no final do ano, porém era necessários a aferição do Equipamento junto ao INMETRO e o curso de capacitação para colocar em prática seu uso. “Ainda vai demorar algum tempo para que a população fique satisfeita com a ação da Policia no tocante ao combate a esse tipo de infração, porém logo que todos os meus comandados estejam aptos a elaborar as autuações a tendência desse tipo de infração é diminuir”, comentou.
O sargento esclarece ainda aos condutores que o veículo não precisa ser parados para que haja a fiscalização, medição e autuação. O Artigo 280 do CTB cita que ocorrendo à infração lavrar-se-á o auto de infração onde constará data, tipificação da infração e caracteres das placas, que não é necessário parar o veículo e cientificar o condutor sobre a autuação.
CIRETRAN
O auto de infração é feito e encaminhado à Ciretran onde no prazo de até 30 dias o proprietário do veículo receberá a multa no endereço que consta o proprietário do veículo. O valor da multa é de R$ 127 e a infração é grave, o que acarreta em cinco pontos na CNH. “Agradeço toda atenção dada a nossa equipe pelo General Beraldo, chefe da Secretaria de Segurança de Araras e do GM