Prefeito Fábio Zuza apresenta balanço financeiro do semestre
Publicado em 7 de julho de 2017
O prefeito Fábio Zuza apresentou um balanço financeiro do primeiro semestre de sua gestão. Por causa da situação ruim que herdou a Prefeitura, com dívidas altas, o período é marcado por corte de gastos para equilibrar as contas.
Em fevereiro foi decretado estado de calamidade financeira em Iracemápolis. Festas como o carnaval foram canceladas, assim como o desfile cívico e gastos com o aniversário da cidade.
O decreto venceu em junho. “As contas colocavam em risco a capacidade do governo de manter os serviços básicos e pagar os funcionários. Adotamos ações que ajudaram a gestão a respirar”, disse o prefeito.
No entanto, ele informou que a situação ainda preocupa. Por isso, a Prefeitura segue segurando gastos para recuperar o cenário.
CENÁRIO
Em janeiro, ao assumir a gestão, Fábio Zuza se deparou com a dívida do município superando R$ 29 milhões, acumulada de diversos governos anteriores.
Desse montante, R$ 8,9 milhões eram de restos a pagar. Essa parte da dívida foi contraída porque a Prefeitura deixou de pagar 228 fornecedores e prestadores de serviços nos últimos anos, a maioria em 2016.
Completam o total da dívida os débitos parcelados com a Elektro e com órgãos como INSS e Cetesb, além de ações trabalhistas.
Para reverter o cenário, o prefeito reuniu sua equipe e elaborou um plano de ações, cujos resultados iniciais foram apresentados no balanço do semestre.
BALANÇO
Em 10 tópicos, o desempenho financeiro de Fábio Zuza no primeiro semestre.
1. Dívida com credores e fornecedores.
Como pegou a gestão: dívida de R$ 8,9 milhões. Pagou até agora: R$ 3,5 milhões.
2. Dívida parcelada com INSS, Elektro e outros.
Como pegou a gestão: dívida de R$ 15,7 milhões. Pagou até agora: R$ 1,9 milhão
3. Dívida trabalhista.
Como pegou a gestão: dívida de R$ 4,4 milhões. Pagou até agora: R$ 152 mil
4. Dívida de R$ 3,1 milhões contraída com a Elektro (em 2016).
Pagou até agora: R$ 1,1 milhão.
5. Cargos em comissão.
Economia de R$ 25 mil por mês (R$150 mil no semestre).
6. Troca da empresa da leitura de água.
Novo contrato economiza R$ 120 mil por ano.
7. Troca da empresa que fornece cartão-alimentação aos servidores públicos.
Novo contrato economiza R$ 180 mil por ano.
8. Cobrança de contribuintes que devem água, ISS, IPTU etc.
Ação faz município arrecadar R$ 389 mil no semestre.
9. Reorganização da ABBC.
A Prefeitura adaptou o contrato com a ABBC, organização social que presta serviços para o setor de saúde: economia de R$ 150 mil no semestre.
10. Comparativo de gastos públicos.
1º semestre de 2016: Prefeitura gastou R$ 56,6 milhões.
1º semestre de 2017: Prefeitura gastou R$ 54 milhões *.
* Economia de R$ 2,6 milhões do dinheiro público (redução de 4,7%).